Minha conta
    22 anos depois, esta frase que fez o coração de milhões de jovens bater mais rápido ainda é inspiradora
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Uma retrospectiva de uma das frases mais famosas do cinema de super-heróis, proferida em 2002 pelo venerável Tio Ben na primeira parcela da trilogia Homem-Aranha.

    No cinema, tão importantes quanto a qualidade dos atores ou a beleza dos cenários, os diálogos são também, ocasionalmente, verdadeiras joias.

    Aperfeiçoados pelos melhores autores, certos versos são rápidos para nos fazer rir, outros para nos levar às lágrimas, outros ainda para fazer vibrar todas as células do nosso corpo. Para nos inspirar, para nos fazer sonhar, pensar e às vezes até crescer.

    Lições de vida do cinema

    Pequenas lições de vida no cinema, sejam as tiradas de Gandalf em O Senhor dos Anéis, os conselhos de Yoda em Star Wars: O Império Contra-Ataca ou mesmo as ternas palavras da mãe de Forrest Gump - O Contador de Histórias, têm esse tipo de poder.

    Em 2002, na excelente primeira parte da trilogia do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi, também apareceu uma dessas falas inspiradoras.

    Cientistas recriam poderes do Homem-Aranha na vida real: Experimento impressiona ao capturar objetos 80 vezes mais pesados

    No início do longa-metragem, enquanto Peter Parker (Tobey Maguire) acaba de descobrir seus novos poderes e os utiliza principalmente para se defender de Flash Thompson (Joe Manganiello) nos corredores de sua escola, seu tio Ben (Cliff Robertson) decide conversar com ele.

    Sentindo que seu sobrinho está mudando radicalmente (mesmo que esteja longe de perceber até que ponto), ele insiste em lhe dar alguns conselhos valiosos antes de deixá-lo na "biblioteca" (Peter vai, na verdade, participar de um torneio de luta livre).

    Columbia Pictures

    Conselho final do tio Ben

    Mesmo que as palavras que o tio Ben fala tenham o efeito imediato de desencadear a raiva de Peter, elas permanecerão profundamente gravadas nele e até se tornarão o lema que o jovem aplicará ao longo de sua carreira super-heróica.

    "Peter, é nessa fase que um homem define aquilo que ele vai acabar sendo pelo resto de sua vida. Cuidado com o que você vai ser. Esse tal de Flash Thompson, ele provavelmente mereceu uns tapas, mas só porque você podia bater nele não lhe dá o direito de bater. Lembre-se: com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.”

    “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”

    Estas últimas palavras sem dúvida ressoaram com um eco muito particular nos ouvidos dos espectadores adolescentes (numa idade em que também tiveram de enfrentar transformações perturbadoras nas suas vidas). Elas ganham uma dimensão adicional poucos minutos depois, quando o Tio Ben é tragicamente morto a tiros por um bandido.

    Eles voltarão instantaneamente para inspirar Peter quando este decidir colocar seus superpoderes a serviço de seus concidadãos, tornando-se o Homem-Aranha.

    Homem-Aranha está disponível no Max, dentre outros filmes bons para assistir.

    Homem-Aranha
    Homem-Aranha
    Data de lançamento 17 de maio de 2002 | 2h 01min
    Criador(es): Sam Raimi
    Com Tobey Maguire, Willem Dafoe, Kirsten Dunst
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    3,0
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top