Atenção: a notícia abaixo revela spoilers.
Alguns cineastas às vezes sentem grande prazer em “brincar” com seus espectadores. Este é o caso de Christopher Nolan, conhecido por conduzir os seus fãs a um verdadeiro labirinto com cada um dos seus filmes, e também de David Fincher.
Especialista em reviravoltas e revelações finais de tirar o fôlego, o diretor de Seven - Os Sete Crimes Capitais e Clube da Luta assinou um de seus longas-metragens mais impressionantes em 1997, embora tenha permanecido um pouco desconhecido do grande público.
Este clássico inesperado é o novo filme mais assistido de todos os temposUm suspense de tirar o fôlego
Performado por um excelente Michael Douglas (e também por Sean Penn), Vidas em Jogo é um suspense emocionante que nunca deixa de surpreender o seu espectador e que, nesse aspecto, faz jus ao seu título original maravilhosamente.
Na verdade, não contente em nos divertir como o pobre observador que somos, como um gato faria com um rato, o longa-metragem de Fincher nos oferece desde o início a resposta à sua maior questão, desde que nunca percamos de vista o que o filme é chamado.
As desventuras de Nicholas Van Orton
Só para lembrar, The Game, no original, acompanha as desventuras de Nicholas Van Orton (Douglas), um empresário solitário cujo presente de aniversário é a inscrição em um jogo personalizado, inventado pela misteriosa empresa CRS. Inicialmente irritado com os numerosos formulários que a empresa pede que sejam preenchidos antes do jogo começar, Nicholas fica quase aliviado ao saber que seu registro não foi aceito.
Mas quando eventos perturbadores começam a ocorrer ao seu redor, e ele descobre que está sendo constantemente espionado, Van Orton faz todo o possível para escapar do que parece cada vez mais uma conspiração contra ele.
Seu irmão (que lhe ofereceu o registro no CRS) lhe explica que ele estava preso, ele escapa por pouco de uma tentativa de assassinato, descobre que suas contas bancárias foram todas hackeadas e acorda enterrado vivo em um cemitério mexicano... uma coisa agora é certa: isso é tudo menos um jogo.
Apenas um jogo
Se soubesse o nome do filme do qual era protagonista, talvez Nicholas pudesse ter adivinhado a extraordinária reviravolta final que o esperava. Levado ao limite, armado com um revólver, ele se joga do alto de um prédio no vazio. E inexplicavelmente pousa em uma estrutura inflável, sob aplausos estrondosos.
Sim, como o título original do longa-metragem proclamava desde o início, tudo isso era de fato apenas um jogo (game, em inglês). Um jogo gigantesco, imensurável e multimilionário, que deveria lhe devolver o gosto pela vida. E obviamente, como Nicholas, todos nós fomos enganados.
Vidas em Jogo está disponível para aluguel e compra no Prime Video e Apple TV, dentre outros filmes bons para assistir depois.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!