2023 foi o ano do Barbenheimer - a estreia no mesmo dia de Barbie e Oppenheimer - e 2026 será o de um duelo épico entre dois cineastas: Christopher Nolan e Steven Spielberg. Em dois anos, ambos os diretores estreiam seus novos filmes.
Por enquanto, sabe-se muito pouco sobre os projetos que Nolan e Spielberg estão preparando, mas será a primeira vez em 16 anos que os dois têm um blockbuster em cartaz. A última vez foi em 2008, quando O Cavaleiro das Trevas e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal coincidiram.
O novo filme de Spielberg, uma ideia original sua, é sobre OVNIs e conta com David Koepp, roteirista de Jurassic Park (1993) e Guerra dos Mundos (2005), e com Emily Blunt como parte do elenco. Sobre o de Nolan, sabe-se ainda menos: Matt Damon será o protagonista e o diretor voltará a contar com a Universal Pictures para sua distribuição. O diretor sempre havia trabalhado com a Warner Bros., mas após a decisão do estúdio de estrear os filmes nos cinemas e na HBO Max simultaneamente durante a crise do coronavírus, decidiu encerrar sua relação de trabalho com eles. Oppenheimer foi distribuído pela Universal Pictures.
OS DUELOS DE STEVEN SPIELBERG E CHRISTOPHER NOLAN
Ao longo dos anos, Nolan e Spielberg coincidiram nos cinemas mais de uma vez. No entanto, após o duelo Indiana Jones e Batman, nunca com um blockbuster no sentido mais puro do termo. Em 2012, Spielberg estreou Lincoln e Nolan O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Em 2017, aconteceu com The Post: A Guerra Secreta e Dunkirk.
Em 2023, Nolan estreou Oppenheimer e Spielberg Os Fabelmans. A história sobre o criador da bomba atômica não só foi um retumbante sucesso de bilheteria - mais de 975 milhões de dólares em todo o mundo -, como também conseguiu 13 indicações ao Oscar e ganhou 7, incluindo Melhor filme, Melhor diretor, Melhor ator para Cillian Murphy e Melhor ator coadjuvante para Robert Downey Jr.
Em 2008, o duelo foi vencido por Nolan. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal arrecadou mais de 786 milhões de dólares em todo o mundo e O Cavaleiro das Trevas superou os 1 bilhão de dólares globalmente. O primeiro não recebeu nenhuma indicação ao Oscar, mas a sequência da trilogia do Batman conseguiu 8 e ganhou 2: Melhor ator coadjuvante para Heath Ledger e Melhor edição de som.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!