Em 2017, testemunhamos Auggie Pullman indo à escola pela primeira vez, assustado com a reação das crianças da sua turma à sua malformação facial. A história parece familiar? O filme Extraordinário conseguiu comover todos os espectadores com a ajuda de Jacob Tremblay, Julia Roberts e Owen Wilson. Sete anos depois, chega aos cinemas Pássaro Branco – Uma História de Extraordinário, a sequência que muitos não imaginavam.
Embora os atores do primeiro filme não apareçam nesta continuação, o universo Extraordinário continua se expandindo e, para surpresa de todos, Pássaro Branco conquistou tanto a crítica quanto o público, alcançando uma pontuação perfeita no Rotten Tomatoes.
Se voltarmos a 2017, retornamos ao momento em que Extraordinário se tornou um sucesso retumbante, arrecadando mais de 315 milhões de dólares em todo o mundo. Não foi apenas um fenômeno de bilheteria, mas também criou um enorme impacto ao introduzir temas como empatia e aceitação entre espectadores jovens e nem tão jovens. Era difícil imaginar que algo pudesse igualar essa magia, mas Pássaro Branco provou que há muito mais para contar neste comovente universo.
O novo filme é baseado na novela gráfica de R.J. Palacio, Pássaro Branco. Sua história segue Julian Albans (Bryce Gheisar), o antagonista de Extraordinário, que foi expulso da escola Beecher Prep por maltratar Auggie. Através das memórias de sua avó (Helen Mirren), Julian descobre a impactante história de como ela, sendo uma menina judia na França ocupada pelos nazistas, sobreviveu graças à bondade de um jovem que a escondeu. O filme não apenas aborda temas históricos, mas também trata de temas como perdão, redenção e o poder da compaixão.
O universo literário Extraordinário é único em sua capacidade de emocionar o público: seus 99% de pontuação no Rotten Tomatoes comprovam isso. O público define Pássaro Branco como "uma história poderosa que todos deveriam ver", "nos lembra a importância de sermos pessoas melhores" e, claro, vários espectadores lembram a importância de levar seus próprios lenços ao cinema. Por outro lado, a crítica especializada avaliou com 72%, indicando que "é um drama suave, mas comovente, adequado para toda a família, que transforma um tema difícil em um conto moral digerível".
Embora Pássaro Branco esteja conectado à trama de Extraordinário, a verdade é que se sustenta por si só como um filme independente. Embora comece com o personagem de Julian, logo mergulha em uma história muito mais ampla e complexa, afastando-se do ambiente escolar do primeiro filme. O primeiro já havia deixado sua marca, mas ainda há muitas mais histórias para descobrir dentro do universo criado por Palacio.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!