Acho que todos nós já pensamos nisso alguma vez assistindo De Volta para o Futuro 2: um almanaque com todos os resultados esportivos dos últimos cinquenta anos - incluindo corridas de cavalos e futebol universitário - deveria ser muito maior, um tomo gigantesco que, certamente, não caberia em um bolso nem seria manejável. Bob Gale, roteirista dos filmes, está perfeitamente ciente disso, mas uma vez resumiu dizendo que "é lógica de filmes em vez de lógica real" porque é essencial que Biff possa carregá-lo no bolso. Vamos fingir que acreditamos, porque se não, o enredo não funciona.
Originalmente, de fato, Robert Zemeckis e Bob Gale pensaram em fazer o almanaque ter 5000 páginas de papel muito fino, que aparentemente teria sido inventado nos onze anos que separavam 1989 do ano 2000. Mas o mais curioso é que a ideia de adivinhar todos os resultados esportivos para ganhar uma fortuna não vem apenas do roteiro de De Volta para o Futuro 2: já era insinuada na primeira parte.
Embora naquela época, ambos os roteiristas não tivessem planejado fazer uma sequência, muito menos sabiam do que se trataria, eles fizeram com que o Doc dissesse uma frase que, posteriormente, anteciparia o enredo do resto da saga: "Poderei ver quem ganha as próximas 25 Séries Mundiais", com a ideia, obviamente, de apostar neles e ganhar uma fortuna. O curioso é que nesta segunda parte ele repreende Marty por tentar se beneficiar das viagens no tempo. Será que eles não se lembravam do que haviam escrito?
A verdade é que quando De Volta para o Futuro foi um sucesso, Zemeckis e Gale se viram metidos em um problema, porque o que eles queriam era, simplesmente, contar uma nova aventura, e o gancho final os obrigava a continuar e incluir Jennifer no futuro. O resultado, no entanto, foi impecável: embora inicialmente as críticas a De Volta para o Futuro 2 tenham sido bastante mornas, a história a colocou no lugar que merece: o de uma das melhores sequências da história do cinema.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!