Depois que Julia Roberts se catapultou em Hollywood com o sucesso de bilheteria Uma Linda Mulher (1990), ela primeiro assumiu papéis em outros gêneros. Mas em 1994, quatro anos depois, ela estava de volta ao mundo das comédias românticas. No entanto, foi um enorme fracasso: Adoro Problemas teve um orçamento de 45 milhões de dólares, mas arrecadou apenas 61,9 milhões de dólares nas bilheterias mundiais.
Para efeito de comparação: Com orçamento de apenas 14 milhões de dólares, Uma Linda Mulher arrecadou 463,4 milhões de dólares. Mesmo entre os críticos, Adoro Problemas não teve a mesma resposta que a história de conto de fadas onde uma prostituta conquista o coração de um homem rico, e se tornou um clássico da comédia romântica.
Acima de tudo, foi criticado o fato de parecer que as estrelas do filme se desprezavam, razão pela qual a história de amor entre eles era completamente inacreditável. E Julia Roberts e sua co-estrela Nick Nolte eram, na verdade, inimigos um do outro.
“Ele poderia ser um verdadeiro cretino”: Julia Roberts foi intimidada por este famoso diretor – e se defendeuAdoro Problemas foi dirigido pelo diretor de O Pai da Noiva, Charles Shyer, que escreveu o roteiro com a lenda das comédias românticas, Nancy Meyers. Para os fãs do gênero, ele é no mínimo uma curiosidade interessante. No entanto, a antipatia entre Julia Roberts e Nick Nolte é quase avassaladora – o que torna Adoro Problemas bastante interessante no nível "não acredito que eles o lançaram no cinema daquele jeito".
Adoro Problemas: História e filmagem estressante
A história de Adoro Problemas é desencadeada por um trágico acidente de trem: Um culpado é encontrado, mas a jovem jornalista Sabrina Peterson (Julia Roberts) e o ex-repórter famoso Peter Brackett (Nick Nolte) apenas suspeitam que ele seja o bode expiatório de uma conspiração massiva.
Então, Sabrina e Peter formam uma aliança a contragosto para encontrar evidências de quem são os verdadeiros mentores. Assim começa uma caçada com risco de vida, durante a qual eles descobrem novos lados um do outro...
Mesmo antes do lançamento do filme, os sinais já estavam na parede: Em 1993, durante a fase promocional de seu thriller jurídico O Dossiê Pelicano, Julia Roberts descreveu seu parceiro de cena de Adoro Problemas, Nick Nolte, como "absolutamente nojento". Ela também disse em entrevista ao New York Times que ele a irritou desde o primeiro encontro – e ela suspeitou que fosse intencional: "Ele vai me odiar por dizer isso, mas parece estar se esforçando muito para assustar as pessoas".
De acordo com o Los Angeles Times, isso levou a um ciclo vicioso no set de Adoro Problemas: O comportamento negativo de Nick Nolte teria enfurecido Julia Roberts, o que supostamente só levou Nolte a intimidá-la ainda mais. É por isso que se diz que as estrelas filmaram inúmeras cenas usando apenas dublês de iluminação. Décadas depois, o ator admitiu que nada disso precisava acontecer nos bastidores da produção.
Ele disse ao Insider em 2022 que a briga entre ele e Roberts foi enterrada. "Foi um absurdo o que passamos", confessou Nolte. "A culpa foi em parte minha e um pouco dela também", disse Nolte, que percebeu que tinha “abordado as coisas da maneira errada”.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.