Já imaginou se os poderes dos super-heróis dos quadrinhos pudessem ser reproduzidos em vida real? Bem… Isso aconteceu recentemente.
Em estudo publicado em setembro deste ano, sob o título "Dynamic Adhesive Fibers for Remote Capturing of Objects" (Fibras Adesivas Dinâmicas para Captura Remota de Objetos, em português), pesquisadores da Universidade Tufts, em Massachusetts, nos Estados Unidos, criaram a primeira tecnologia de lançamento de teias — sim, o poder do Homem-Aranha.
As teias, que podem ser disparadas por uma agulha, se solidificam como uma corda e são capazes de segurar e levantar objetos. Tais fibras pegajosas são extraídas de casulos de bicho-da-seda, fervidas em solução e, quando lançadas, reagem em exposição ao ar. Confira:
Apesar de ser uma habilidade proveniente de animais da vida real, como aranhas, formigas, vespas, abelhas, borboletas e outras espécies derivadas de casulos, o experimento foi realmente inspirado no Homem-Aranha. Marco Lo Presti, professor assistente de pesquisa na referida universidade, revelou ao site Tufs Now:
"Se você observar a natureza, verá que as aranhas não conseguem atirar suas teias. Elas geralmente fiam a seda para fora de sua glândula, entram em contato físico com uma superfície e desenham as linhas para construir suas teias. Estamos demonstrando uma maneira de atirar uma fibra de um dispositivo, então aderir e pegar um objeto à distância. Em vez de apresentar este trabalho como um material bioinspirado, é realmente um material inspirado em super-heróis."
Inclusive, o estudo surgiu por acidente, conforme Lo Presti explicou: "Eu estava trabalhando em um projeto para fazer adesivos extremamente fortes usando fibroína de seda e, enquanto limpava meus copos com acetona, notei um material semelhante a uma teia se formando no fundo do copo."
Até o momento, as fibras não vão tão longe quanto as teias do Homem-Aranha, podendo alcançar entre meio milímetro a um fio de cabelo humano, dependendo do furo da agulha. Mesmo assim, o experimento é surpreendente, conseguindo capturar objetos 80 vezes acima de seu próprio peso.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!