Eles serão capazes de (re)contar a sua verdade. Depois de mais de 30 anos atrás das grades, Erik e Lyle Menendez tiveram a oportunidade, graças à O Caso dos Irmãos Menendez, documentário produzido pela Netflix, de recontar sua versão dos fatos e o motivo pelo qual tiraram a vida de seus pais em 20 de agosto de 1989.
Durante duas horas, o diretor Alejandro Hartmann traça o fio condutor de suas vidas e enriquece o depoimento em áudio dos dois presos com a ajuda de imagens de arquivo e a participação de inúmeros protagonistas: o jornalista Robert Rand que cobriu o julgamento, a então promotora Pamela Bozanich, membros da família Menendez e até jurados do primeiro julgamento.
Documentário com depoimentos inéditos de Erik e Lyle Menendez está a caminho da Netflix: Irmãos revelarão por que assassinaram os paisSe não vemos na imagem os dois irmãos Menendez atualmente, as equipas de filmagem só conseguiram gravar os dois protagonistas vocalmente, a edição do documentário não fica menos eficaz. É preciso dizer que o caso foi extremamente divulgado e que o primeiro julgamento chegou a ser transmitido na época pela TV Tribunal.
Os dois irmãos não mudam sua versão
Você não aprenderá muito mais se assistiu à segunda temporada de Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais na Netflix. Se a série de Ryan Murphy tem falhas e multiplica pontos de vista, não foge à questão dos abusos físicos e psicológicos que os meninos sofreram durante anos.
Este documentário é mais incriminatório contra o sistema judicial, e cujas várias falhas na época foram prejudiciais para eles, como o caso Rodney King que acendeu a pólvora e a absolvição de O.J. Simpson alguns anos depois. Sem ser particularmente virulento, o longa tenta demonstrar como o juiz Stanley Martin Weisberg não ofereceu um segundo julgamento justo a Erik e Lyle.
Qual é a conexão entre os irmãos Menendez e OJ Simpson? Entenda o que é real e o que é ficção na minissérie da NetflixOs irmãos ainda dedicam tempo para se defenderem de certos aspectos problemáticos de sua linha de defesa, como as confissões do mais velho a Norma Novelli, nas quais ele mostra um lado nada agradável de sua personalidade. Este último deixa de lado esta história, explicando-a como um “ponto de detalhe” do julgamento. Ou suas confissões registradas por Oziel, que acabarão não sendo admitidas como prova.
O documentário é bem menos aprofundado que a série Monstros (que também é ficção, lembremos) e talvez aborde menos detalhes (em nenhum lugar há a existência do roteiro escrito por Erik e que ele realmente escreveu). Mas permite que o espectador descubra o que aconteceu com os Menendez após serem condenados à prisão perpétua.
Desde então, tornaram-se defensores de uma causa que lhes diz respeito e que vai além delas: como podemos mudar a visão da sociedade sobre a agressão sexual contra os homens? Uma coisa é certa, toda uma nova geração retomou a sua história e a publicidade oferecida pela Netflix certamente ajudará a avançar no assunto. E possivelmente soltá-los um dia.
O Caso dos Irmãos Menendez está disponível na Netflix, assim como Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais, dentre outras séries novas para maratonar.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!