Minha conta
    "Russell Crowe e Johnny Depp o quebraram": Ele dirigiu um dos melhores filmes de aventura, porém não filmou mais nada em 14 anos
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Uma obra-prima do cinema de aventura, dois dos maiores filmes da história do cinema e produções cult que receberam um total de 29 indicações ao Oscar.

    Ele dirige há 50 anos os filmes favoritos de milhões de pessoas, mas poucos conhecem seu nome: falamos de Peter Weir, que foi homenageado por sua carreira com um Leão de Ouro honorário no Festival de Veneza. O diretor da epopeia de aventura Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo e muitos outros filmes cult está aposentado há 14 anos. E rumores sugerem que Russell Crowe e Johnny Depp são os culpados.

    Ele deu a Harrison Ford seu papel favorito

    Peter Weir é considerado um dos maiores diretores australianos. Além dos filmes mencionados acima, ele dirigiu, entre outros, a obra-prima do filme de guerra Gallipoli (1981), A Testemunha (1985) e A Costa do Mosquito (1986), que Harrison Ford declarou ser seu filme favorito em que atuou. "Eu faria uma sequência num piscar de olhos", disse o ator lendário ao L.A. Times.

    Críticos e público concordaram em responder com entusiasmo a muitas de suas obras, especialmente filmes como O Show de Truman (1998) e Sociedade dos Poetas Mortos (1989). Seus filmes foram indicados ao Oscar 29 vezes em 25 anos e ganharam 6 no total. Então, por que não há nenhum sinal de vida (no cinema) do mestre diretor há mais de uma década?

    20th Century Studios

    Johnny Depp e Russell Crowe teriam "quebrado" ele

    O último filme de Peter Weir é o drama de sobrevivência Caminho da Liberdade, no qual um grupo de ex-prisioneiros liderado por Colin Farrell deve sobreviver na Sibéria soviética. O longa-metragem foi lançado nos cinemas em 2010. Teremos direito a outro filme algum dia? Parece que não. Weir aparentemente se aposentou definitivamente. Existem diferentes opiniões sobre as razões que o levaram a essa escolha: a estrela de Hollywood Ethan Hawke, que atuou sob sua direção em Sociedade dos Poetas Mortos aos 18 anos, propôs a seguinte explicação ao IndieWire em 2022:

    "Acho que ele perdeu todo o interesse pelo cinema. Ele realmente amava esse trabalho quando não tinha atores que lhe causavam problemas. Russell Crowe e Johnny Depp o quebraram. Ele é alguém tão raro hoje em dia, um artista popular. Ele faz filmes populares que são artísticos. Para ter o orçamento para fazer O Show de Truman ou Mestre dos Mares, você precisa de um Jim Carrey ou um Russell Crowe. Acho que Harrison Ford e Gérard Depardieu eram o tipo de atores dele. Eles eram favoráveis aos diretores e não se consideravam importantes".

    Enquanto Russell Crowe desempenhou um papel principal em Mestre dos Mares, Johnny Depp deveria estrelar a adaptação do romance Shantaram, mas Peter Weir deixou o projeto após uma disputa criativa com a estrela, como suspeitaram fontes do Guardian. Desde então, o filme ainda não foi lançado, nem mesmo confirmado.

    Zuma Press / Bestimage

    Peter Weir explica por que encerrou sua carreira

    Mas culpar Johnny Depp ou Russell Crowe pelo fim da carreira de Peter Weir é, na melhor das hipóteses, especulação. Aliás, o próprio diretor se manifestou sobre o assunto em 2022. Questionado pelo Sydney Morning Herald sobre a declaração de Ethan Hawke, ele expressou sua surpresa:

    "Essa citação de Ethan deve ter sido tirada de contexto. Eu a acho confusa", disse ele. E quanto à questão de se ele voltará aos sets um dia, ele respondeu: "Para os diretores de cinema, assim como para os vulcões, existem três grandes fases: ativa, dormente e extinta. Acho que atingi a segunda! Outra geração está aí, gritando 'ação' e 'corta', e eu desejo boa sorte a eles".

    Em entrevista à Télérama, por ocasião da passagem do cineasta pela França quando foi homenageado na Cinemateca Francesa no início deste ano, ele finalmente encerrou o debate: "Por que parei de fazer cinema? Porque simplesmente não tinha mais energia". Isso é tudo. A carreira cinematográfica de Peter Weir parece realmente ter chegado ao fim.

    Para rever algumas de suas obras, visite as plataformas de streaming: Sociedade dos Poetas Mortos e Mestre dos Mares, por exemplo, estão disponíveis respectivamente no Disney+ e para aluguel no Prime Video.

    Sociedade dos Poetas Mortos
    Sociedade dos Poetas Mortos
    Data de lançamento 28 de fevereiro de 1990 | 2h 08min
    Criador(es): Peter Weir
    Com Robin Williams, Ethan Hawke, Robert Sean Leonard
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Disney +

    *Conteúdo Global do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top