Minha conta
    "Não entendo o humor": Clint Eastwood recusou estrelar uma das sagas de ação mais míticas e acabou elevando o ator que aceitou o papel
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    É impossível imaginar outro ator que não seja Bruce Willis dando vida ao protagonista de Duro de Matar, mas ele não foi a primeira opção para o clássico dos anos 80.

    Duro de Matar é um clássico dos anos 80. Dirigido por John McTiernan, o filme conta em seu elenco com Bruce Willis no papel do protagonista John McClane. A esta altura, é impossível imaginar outro intérprete que não seja ele dizendo o já mítico "yippee-ki-yay", mas isso poderia ter acontecido.

    Naquela época, quando o filme estava sendo preparado, Willis ainda não havia se aventurado no gênero de filmes de ação e não era alguém muito conhecido. O ator havia aparecido apenas em séries e filmes para televisão e longas-metragens como Assassinato em Beverly Hills e Blind Date.

    Willis não era uma opção muito clara para o protagonista de Duro de Matar e havia outros nomes mais conhecidos entre os candidatos. É o caso de Harrison Ford, Charles Bronson, Nick Nolte, Mel Gibson, Burt Reynolds, Richard Gere, Don Johnson, Sylvester Stallone... e Clint Eastwood.

    Em uma entrevista com o Slash Film, o roteirista de Duro de Matar, Jeb Stuart, explicou por que Eastwood, que era um dos primeiros nomes na lista de candidatos, recusou a oportunidade. Segundo o escritor, o ator não entendia muito bem o humor do filme.

    "Primeiro, eles foram atrás de Clint Eastwood", conta. "Ironicamente, sua resposta aos produtores foi: 'Não entendo o humor'. O que para mim foi uma surpresa porque se você ouvir essas frases, Eastwood é uma das poucas pessoas que poderiam ter dito a frase 'venha para a costa, nos divertiremos'. Você pode vê-lo fazendo essas coisas. Ele foi minha inspiração".

    20th Century Studios

    Finalmente, Willis foi quem conseguiu o papel principal, tornando-o icônico e fazendo com que algumas das frases de John McClane tenham ficado para a posteridade.

    Mas há mais na conexão entre Eastwood e o filme. Curiosamente, Duro de Matar é inspirado no romance de Roderick Thorp intitulado Nothing Lasts Forever e publicado em 1968. No início da década de 80, Eastwood comprou os direitos para produzir um filme e interpretar o personagem principal. O projeto nunca chegou a se concretizar e, pela razão pela qual ele recusou o papel depois, parece que o filme evoluiu e mudou muito em relação ao que Eastwood queria fazer.

    Se você quiser desfrutar de Duro de Matar, pode assistir ao filme, que também conta com Alan Rickman em seu elenco principal, no Disney+.

    Duro de Matar
    Duro de Matar
    Data de lançamento 22 de dezembro de 1988 | 2h 12min
    Criador(es): John McTiernan
    Com Bruce Willis, Alan Rickman, Alexander Godunov
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Disney +

    *Conteúdo Global do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top