Todos que viram Star Wars: O Império Contra-Ataca pela primeira vez ficaram chocados ao descobrir o triste destino de Han Solo, congelado em carbonita. Mas você sabia que George Lucas tomou essa decisão para resolver um problema bastante complicado?
Vamos relembrar: no filme, Han Solo (Harrison Ford) se tornou um herói da Aliança Rebelde junto com seu amigo Luke Skywalker (Mark Hamill), e continua na luta contra as forças do Império - mas a pressão se torna cada vez maior. Luke foi treinar com Yoda, a Millennium Falcon não é mais tão potente e, de maneira repentina, Han é isolado e traído por seu amigo Lando Calrissian (Billy Dee Williams), que o entrega de bandeja a Darth Vader.
Nas mãos do vilão, Han é congelado em carbonita para testar o processo e depois aplicá-lo em Luke. E a verdade é que o personagem foi colocado em uma hibernação profunda apenas porque George Lucas não teve outra escolha.
Enquanto Mark Hamill e Carrie Fisher (Leia) assinaram contrato para três filmes de Star Wars, Harrison Ford assinou apenas dois e, portanto, no final de O Império Contra-Ataca, ele estava completamente livre para dizer adeus à saga.
Sem saber, no momento da escrita e das filmagens, se Ford concordaria em repetir o papel do personagem, Lucas sugeriu que o herói fosse colocado em um hiato indefinido, congelado, talvez para nunca mais retornar - permitindo que sua ausência não precisasse ser justificada no futuro da trama.
Eventualmente, Ford concordou em retornar para O Retorno de Jedi, que ele encontrou tempo para filmar entre Blade Runner e Indiana Jones e o Templo da Perdição. Ele tentou convencer Lucas a matar Han, mas o diretor, querendo um final feliz, recusou - o que lhe permitiu retornar em O Despertar da Força e A Ascensão Skywalker.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!