Mahershala Ali tem uma carreira consolidada em Hollywood e já chegou até a ganhar duas estatuetas no Oscar por seus papéis em Moonlight: Sob a Luz do Luar (2017) e Green Book: O Guia (2019). O que poucos sabem, no entanto, é que o longa-metragem que iniciou sua trajetória nos cinemas nunca foi lançado.
No filme, intitulado Taste the Revolution, Ali interpreta Mac Laslow, um líder revolucionário — e fictício —, em uma mistura comparável a Martin Luther King, Malcolm X e Moisés.
The Underground Railroad: Já conhece a série do Amazon Prime Video criada pelo diretor de Moonlight?Dirigido e co-escrito por Daniel Klein em 1999, o mockumentary satírico político acompanha dois aspirantes a cineastas que narram uma revolução organizada por estudantes universitários que desejam mudar o mundo. No entanto, "sem uma direção unificada", o movimento se torna um caos.
Além de ter sido o primeiro trabalho de Mahershala Ali nos cinemas, também deu início à carreira de Colin Trevorrow (Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros), que escreveu e produziu o projeto.
Por que o filme nunca foi lançado?
Taste the Revolution foi arquivado em 2001 e, após quase 25 anos, Daniel Klein explicou o motivo. Em comunicado à imprensa, divulgado pela Variety, o cineasta afirmou que o trabalho "pareceu um filme de época fora de sintonia" após os atos terroristas de 11 de setembro.
"Logo após a conclusão da produção, 11 de setembro alterou o mundo permanentemente, e nosso filme imediatamente pareceu um filme de época fora de sintonia, então o enterramos. Avançando uma década e meia, nosso ator principal, Mahershala Ali, ganhou seu primeiro Oscar por Moonlight e, dois anos depois, seu segundo por Green Book. Compartilhei um clipe do filme com ele, e ele imediatamente ligou para implorar para terminarmos o filme."
Klein continuou: "Quando revisitamos a filmagem, percebemos que parecia ainda mais relevante, 20 anos depois. Talvez o filme, infelizmente, seja perpetuamente relevante, dado que tantos jovens passam por essa fase da vida, onde eles possuem pouco e têm uma abundância de tempo e paixão, e a perspectiva ou percepção para entender completamente as nuances das causas que eles defendem."
Taste the Revolution fará a estreia mundial no Festival de Cinema de Nova Orleans em 19 de outubro e, atualmente, está em busca de uma distribuidora nos Estados Unidos. Até o momento, o filme não tem data de estreia no Brasil, mas já tem trailer para atiçar aos mais curiosos. Confira:
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!