Marlon Brando alcançou a reputação de um dos melhores atores da história do cinema - e nem mesmo os fracassos em projetos nos quais ele tinha visivelmente pouco interesse poderiam mudar esse status.
E o trabalho de Brando também inspirou outras lendas da indústria, como Anthony Hopkins. O duas vezes vencedor do Oscar assistiu a vários filmes de Brando - como fã e também para aprender com eles. Mas há um filme em que ele acha Marlon indescritivelmente ruim: Morituri.
É disto que se trata Morituri
O especialista em explosivos Robert Crain (Brando) quer evitar servir na Segunda Guerra Mundial. Ele consegue documentos falsos e se muda para a Índia, mas é localizado e obrigado a embarcar em uma missão arriscada: ele deve fingir ser um soldado nazista para desarmar explosivos em um navio. No entanto, a farsa de Crain desperta as suspeitas do capitão Müller (Yul Brynner), que também esconde um segredo.
A adaptação do romance homônimo de Werner Jörg Lüddecke não foi um grande sucesso de bilheteria, mas recebeu críticas positivas e duas indicações ao Oscar. Além disso, Brando foi destacado como um ponto positivo - mas Hopkins tem uma opinião diferente.
O ator de O Silêncio dos Inocentes revelou ao portal About Film que viu Morituri recentemente - e mal podia acreditar no que via! “Ele estava ruim demais”, disse Hopkins sobre a atuação de Brando. “É como se eu estivesse cometendo um sacrilégio - mas ele estava péssimo no filme! Eu apenas pensei: ‘Como ele pode ser tão ruim?'”
A maior crítica de Hopkins é que, aos seus olhos, Brando parecia muito previsível e insensível: "Eu apenas pensei: 'O que ele está fazendo? Meu Deus, atue! Faça alguma coisa! Vamos lá!'.” Apesar das críticas, Anthony também chega a uma conclusão conciliatória: “Às vezes até os grandes atores são muito, muito ruins. E está tudo bem.”
Morituri está no Disney+.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!