Histórias reais com finais felizes trazem um quentinho bom no coração e Câncer Com Ascendente em Virgem é uma dessas.
O filme é inspirado na história de Clélia Bessa, que enfrentou um câncer de mama há mais de dez anos e registrou todo o seu processo de cura com bastante bom humor no blog "Estou com câncer, e daí?".
Ela, que também produziu o longa-metragem, conversou com o AdoroCinema durante o evento de estreia do filme no Festival do Rio, na terça-feira (8), e contou como foi o processo de adaptação para as telonas e a importância de contar essa história.
"Usamos o blog como referência, mas o filme foi muito além do blog, com muito humor, muito carinho, com muito afeto. A gente precisa tirar o câncer do armário, trazer ele pra sala de jantar, pra gente conversar com a família, porque quando uma mulher tem câncer de mama, não é só ela que tem câncer de mama, é a família inteira que adoece", afirmou a produtora.
Na época em que começou a escrever o blog, Clélia Bessa tentou acalentar outras mulheres que também passavam pela mesma situação — e usou do humor para compartilhar seu cotidiano.
"Quando eu comecei a escrever o blog, eu sabia que não ia morrer, porque fui diagnosticada precocemente. Então eu pude falar com leveza, com humor, falei de assuntos que eu não achei [na internet], quando eu fui diagnosticada, eu não achei nada que me alegrasse. Então, o objetivo do filme também é falar desse assunto sem tabu."
O cinema tem o poder de ser um megafone nesse assunto.
Suzana Pires é a roteirista e, também, a atriz responsável por dar vida à Clélia em Câncer Com Ascendente em Virgem — só que sua personagem se chama Clara. No palco do Cine Odeon, ao lado de toda a equipe do filme, ela se emocionou ao falar sobre ter sido escolhida pela própria Clélia Bessa e da importância da história em sua vida profissional e pessoal, já que o pai dela tem lutado contra a doença há alguns anos.
Durante a sessão do filme no Festival do Rio, em um lembrete de que estamos no mês de prevenção ao câncer de mama, diversas mulheres na sala de cinema estenderam um lenço rosa enquanto os créditos rolavam. Para quem estava presente, o choro foi inevitável, assim como as risadas.
O longa-metragem se traduz bem na impactante frase dita por uma das personagens, que era mais ou menos assim: "O contrário de morte não é vida, é nascimento. Vida é o que tem no meio."
“Fala muito sobre a vida”: Filme estrelado por Suzana Pires e Marieta Severo conta história real e inspiradora (Visita ao set)Com direção de Rosane Svartman, a it girl do audiovisual brasileiro nos últimos anos, Câncer Com Ascendente em Virgem chega aos cinemas brasileiros em março de 2025.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!