Em 27 de setembro, aos 89 anos, faleceu a ilustre Maggie Smith. Atriz lendária e com uma carreira imensa, ela ficou particularmente conhecida pelos fãs da saga Harry Potter por sua interpretação de Minerva McGonagall, e pelos da série Downton Abbey, por ter emprestado seus traços à Condessa Viúva de Grantham, Violet Crawley.
Uma carreira enorme
Vencedora de dois Oscars - por A Primavera de uma Solteirona e California Suite -, ela também permanece em nossas memórias graças a muitos outros filmes. Mas em qual longa-metragem Maggie deu seus primeiros passos no cinema? É preciso voltar a 1958, há mais de seis décadas, para testemunhar o início da sua longa carreira nas telonas.
Um primeiro papel aos 24
Tendo começado a estudar teatro em Oxford e, paralelamente, construindo uma notável carreira no teatro, Maggie pisou seu primeiro set de filmagem aos 24 anos, no thriller Sem Saída, de Basil Dearden e Seth Holt. Mesmo que seu nome não apareça no pôster, podemos ver seu rosto ao lado de George Nader, que protagoniza o filme.
A experiência marcou o início de uma longa aventura no mundo da sétima arte para a jovem atriz. Cinco anos depois, ela dividiu a tela com Elizabeth Taylor, Richard Burton e Orson Welles em Gente Muito Importante. Indicada pela primeira vez ao Oscar em 1965 por Othello, ela foi então vista diante das câmeras de cineastas ilustres como Joseph L. Mankiewicz e George Cukor.
Uma fama que Maggie Smith manteve até o fim de seus dias, com um último papel ao lado de Laura Linney e Kathy Bates em The Miracle Club.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!