John Wayne foi, sem dúvidas, uma das maiores lendas responsáveis por moldar o gênero faroeste em Hollywood. Mas, ao mesmo tempo, ele era - para dizer o mínimo - uma personalidade bastante controversa que não escondia suas palavras duras.
Pelo menos, como observou sua filha Aissa Wayne no livro John Wayne: My Father, a estrela não falava mal de outros atores regularmente. “Quando se tratava de seus colegas de cinema, só o ouvi falar de forma realmente venenosa uma vez”, escreveu Aissa.
O alvo de seus ataques era ninguém menos que Gene Hackman, que se tornou um ícone da década de 70 com clássicos como Operação França - época em que os papéis de Wayne como protagonista começavam a declinar. Seria esse o motivo de sua forte antipatia pela estrela?
“Na época, meu pai chamou Hackman de 'o pior ator que existe'”, explica a filha de Wayne (via Far Out Magazine). "É pura especulação, mas acho que se meu pai tivesse visto mais filmes dele, sua opinião sobre o Sr. Hackman teria mudado."
Aliás, o próprio Hackman não levou a sério os ataques de Wayne e se declarou fã do ator - embora com reservas, como disse em uma entrevista ao Deseret News em 1992: “As opiniões políticas dele e as minhas eram incompatíveis, mas você tem que admirar o quão bom ator ele era, como ele controlava suas cenas e que grande carisma ele tinha."
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!