Se formos totalmente honestos, O Legado Bourne nunca teve chance. Embora tenha arrecadado 276,1 milhões de dólares em todo o mundo, permaneceu bem atrás de seu antecessor, O Ultimato Bourne (444,1 milhões) e seu sucessor, Jason Bourne (415,5 milhões). E a explicação é óbvia.
Afinal, a saga de espionagem começou com A Identidade Bourne e Matt Damon no papel principal. E embora no início dos anos 2000 dificilmente alguém pudesse imaginar que o ator de Gênio Indomável tinha tudo o que é preciso para ser um herói de ação durão, ele mudou o ponto de vista dos críticos. Desde o princípio, Damon inevitavelmente se fundiu com o personagem e os longas, que acabaram se tornando uma das melhores e mais populares séries de filmes de ação após a virada do milênio. E então veio a quarta parcela.
"Tento ficar longe de nudez": Matt Damon não queria mostrar o corpo em seu filme de ação, mas foi convencido por um motivo especialO Legado Bourne, sem Matt Damon e, consequentemente, sem Jason Bourne, parecia mais um spin-off do que uma continuação direta da história principal, já tendo perdido muitos personagens pelo caminho. Passaram-se 12 anos desde seu lançamento nos cinemas - tempo suficiente para dar uma nova chance ao suspense de espionagem disponível no Prime Video, Disney+ e Telecine, dentre outros filmes bons para assistir depois. Ele definitivamente merece isso.
O Legado Bourne: Forte ação de espionagem
Após o escândalo Bourne, as autoridades americanas são forçadas a suspender a Treadstone. O responsável, Byer (Edward Norton), decide eliminar todos os envolvidos - mas um sobrevive: o soldado Aaron Cross (Jeremy Renner), que foi atualizado para se tornar um superagente.
Juntamente com a Dra. Marta Shearing (Rachel Weisz) consegue escapar para Manila. Mas Byer está em seu encalço - para fazer desaparecer as últimas pistas de sua missão fracassada.
The Bourne Legacy, no original, se passa praticamente ao mesmo tempo que O Ultimato Bourne, lançado cinco anos antes. No entanto, é quase impossível superar o espetáculo brutal e de tirar o fôlego em termos de velocidade e dinâmica. E assim o diretor Tony Gilroy (Conduta de Risco) tomou a decisão radical e lógica de criar uma contraparte, por assim dizer, com O Legado Bourne.
Em seu filme, Gilroy negocia conflitos morais complexos que acrescentam uma nova faceta à série. A crítica do AdoroCinema concedeu 4 de 5 estrelas.
Aliás, em novembro de 2023 foi anunciado que um sexto filme Bourne estava sendo trabalhado.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!