Minha conta
    Hoje no streaming: Este filme polêmico é o Jogos Vorazes para quem tem estômago forte
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Quando a mundialmente famosa saga de Katniss Everdeen passou de best-seller a fenômeno cinematográfico, muitos fãs se lembraram da trama japonesa Batalha Real, que já mostrava um cenário semelhante nos anos 2000.

    Poucos filmes podem reivindicar para si o status de “divisor de águas” na história do cinema. Mas, nesse seleto grupo, Batalha Real (Battle Royale), longa-metragem de Kinji Fukasaku, com certeza tem seu espaço. A obra implacável dos anos 2000, acompanha um grupo de alunos do ensino médio, enfrentando desafios que deixam Jogos Vorazes parecendo uma saga bem mais amistosa.

    Nessa distopia, os alunos do colégio de Shiroiwa são levados para uma ilha deserta por um exército misterioso. Assustados, são informados pelo ex-professor Kitano de que irão participar de um jogo cuja regra é matar para sobreviver. Apenas a última pessoa viva poderá retornar para sua casa. Cada aluno recebe uma garrafa de água, um pouco de comida e uma arma, e o jogo tem a duração de três dias. Quem será o grande vencedor (ou vencedora)?

    Batalha Real
    Batalha Real
    Data de lançamento 23 de fevereiro de 2007 | 1h 53min
    Criador(es): Kinji Fukasaku
    Com Tatsuya Fujiwara, Aki Maeda, Taro Yamamoto
    Usuários
    3,1
    Assista agora em MUBI

    Jogos Vorazes se inspirou em Batalha Real?

    Toei Company

    Com Jogos Vorazes, a saga literária escrita por Suzanne Collins, virando um imenso best-seller, e posteriormente, ganhando as telas, repetindo e amplificando o sucesso, instaurou-se uma polêmica relacionada à Batalha Real. Que, vale dizer, também é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Koushun Takami. Afinal, não é muito difícil estabelecer as semelhanças entre as duas narrativas.

    Mas, Suzanne Collins garante: “Nunca ouvi falar da obra e do autor até meu livro aparecer”, disse a autora ao jornal The New York Times. Takami, por sua vez, parece ignorar as possíveis semelhanças – ou inspirações - e até hoje, ninguém foi processado. A polêmica, então, só existe para os fãs.

    De todo modo, Batalha Real é muito mais sangrento e brutal do que a saga de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), voltada ao público juvenil. Assista e compare por você mesmo. Claro, se tiver estômago forte. Batalha Real está disponível em streaming, na MUBI.

    Battle Royale: Conheça a versão mais sangrenta e brutal de Jogos Vorazes

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top