O faroeste é considerado por muitos o gênero mais importante da história do cinema. No entanto, com a popularidade cinematográfica ficando para filmes de heróis, como Deadpool & Wolverine, e ficções científicas como Duna: Parte 2, tornou-se cada vez mais raro que um faroeste fosse lançado na tela grande.
Ainda que hoje seja mais difícil filmes desse gênero serem lançados, os que foram às telonas no passado marcaram a indústria do cinema, como o filme de faroeste de maior bilheteria de todos os tempos, que foi exibido há 12 anos: Django Livre!
Alguns vão pensar que Django Livre é um filme que começou com uma vantagem injusta de bilheteria por ser dirigido por Quentin Tarantino, mas a verdade é que seu trabalho superou Dança com Lobos, que era quem mantinha o pódio de faroeste com maior bilheteria, com 424,2 milhões de dólares em 1990.
Vitória pelo mínimo
O filme estrelado por Jamie Foxx arrecadou 426 milhões de dólares e é evidente que, em números de ingressos vendidos, vence o filme vencedor do Oscar, dirigido e estrelado por Kevin Costner, mas em números absolutos, o Tarantino vence.
Caso você esteja curioso para saber qual faroeste ocupava o primeiro lugar em bilheteria antes do lançamento de Dança dos Lobos, essa honra pertencia a Butch Cassidy, que só nos Estados Unidos arrecadou mais de 102 milhões de dólares. Os números no resto do mundo são incertos, mas sabe-se que na Espanha, por exemplo, o longa arrecadou mais 1,18 milhões de euros.
Django Livre está disponível no catálogo da Netflix.
*Conteúdo Global AdoroCinema.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!