A reputação de Steven Seagal em Hollywood já é praticamente um patrimônio da indústria do cinema – e além da história de que ele rejeitou 20 milhões de dólares para evitar lutar contra Jean-Claude Van Damme, há também um “ataque” a um colega de trabalho nos bastidores do filme Momento Crítico, lançado em 1996.
Blockbuster de ação em ritmo acelerado característico de sua época, o longa acompanha um grupo de terroristas que sequestra um avião para usá-lo como arma de destruição em massa. Assim, um comando de elite liderado pelo Coronel Austin Travis (Steven Seagal) e David Grant (Kurt Russell) precisará lutar para evitar o desastre. Porém, apesar desta sinopse, a verdade é que Seagal aparece muito pouco.
Seagal, inclusive, disse que foi justamente isso que o atraiu para o trabalho – isso e poder faturar um milhão de dólares por cada dia de filmagem. Não sabemos quantos dias ele ficou no set, mas foi o suficiente para haver um embate com o ator John Leguizamo de que ele jamais esqueceu, tanto é, que anos depois, se inspirou em Seagal para interpretar um personagem desprezível em O Menu.
Briga dos bastidores
De acordo com a versão de Leguizamo divulgada pela Entertainment Weekly, seu conflito com Seagal ocorreu assim que ele começou a trabalhar em Momento Crítico:
"Tive um encontro ruim com ele. Fizemos um filme juntos. Ele é um ser humano horrível. Ele entrou e disse: 'eu estou no comando, o que eu digo é lei’. Quem diz uma m*rda dessa? Comecei a rir e ele me acertou com um golpe de aikido contra uma parede de tijolos. Caí no chão ofegante, perguntando por que fez aquilo”
O desentendimento com Seagal foi tamanho que Leguizamo admite que acordou cedo para assistir às cenas em que o personagem de Seagal passa por momentos difíceis. “Nas filmagens eu queria vê-lo morrer. Foi como uma fantasia”, admitiu ao LA Times em 2014. Claro, o ator não tem boas lembranças de sua co-estrela.
História de Seagal e Leguizamo não parou por aí
Além disso, segundo o The Observer, Seagal chegou a ameaçar atacar Leguizamo se eles se cruzassem no tapete vermelho após saber que o ator havia zombado dele em um programa de comédia. A isso, Leguizamo respondeu: “Não creio que ele seja convidado para muitos tapetes vermelhos”.
*Conteúdo Global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!