Embora o legado de Megalopolis ainda não tenha sido decidido, as coisas não parecem boas para o visionário cineasta de O Poderoso Chefão. A história de como o realizador lutou durante décadas pelo filme autofinanciado é conhecida, mas na década de 80 e no auge da carreira, Francis Ford Coppola arriscou ainda mais.
Com carta branca após o sucesso de Apocalypse Now, seu próximo filme, O Fundo do Coração, foi um empreendimento mais arriscado que os anteriores, afastando-se dos grandes estúdios e tornando sua produtora uma referência no cinema independente.
Com roteiro de Armyan Bernstein, o filme era um drama romântico simples e de baixo orçamento que serviria inicialmente como uma pausa nas filmagens infernais de seu filme anterior, e como um teste para o futuro da American Zoetrope. O estúdio deveria se tornar um paraíso para novos criadores, com grandes instalações que incubariam novos projetos, cenários para filmar todo tipo de histórias, e restaurantes e outras comodidades para atores e equipe.
Coppola quis surpreender e inovar visualmente, com grandes cenários que recriassem ruas inteiras de Las Vegas, efeitos especiais inusitados num drama romântico e um componente musical inspirado nos clássicos dos anos 50. O orçamento eventualmente alcançou os 23 milhões de dólares - que não eram fáceis de obter naquela época.
Semanas após o início das filmagens, os investidores retiraram 8 milhões. Contra o bom senso e a prudência, Coppola não interrompeu a produção, confiando que recuperariam o dinheiro no caminho. O resultado: o estúdio teve que demitir vários membros da equipe e reduzir o salário de outros, e Coppola precisou aceitar a “ajuda” da Paramount vendendo-lhe os direitos de um projeto que nunca foi filmado.
Ficção científica mais aguardada do ano, Megalópolis ganha pôster nacional (Exclusivo)Mas os problemas não foram só econômicos. A tecnologia utilizada para os efeitos especiais e cenários foi pioneira, mas também muito complexa de implementar e cara, causando atrasos nas filmagens. A busca pelo controle criativo também causou certa tensão no set e fez com que Coppola perdesse seu coreógrafo, Gene Kelly. Mas o resto do elenco e da equipe técnica permaneceram leais, esperando que o diretor fizesse sua mágica no final.
O difícil foi descobrir que aquela magia não viria. Ao ser lançado em 1982, o filme foi destruído pela mídia, que criticou sua história clichê e seu estilo visual pretensioso. Pior ainda, foi um fracasso absoluto de bilheteria, arrecadando apenas 700 mil dólares. Isso encerrou os ambiciosos planos da Zoetrope para o futuro e fez com que Coppola voltasse a trabalhar com estúdios por mais de uma década.
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