Qualquer pessoa que esteja remotamente interessada em cinema terá tropeçado em um blockbuster de Steven Spielberg, mais cedo ou mais tarde. O diretor americano fez parte da história cinematográfica várias vezes, de Tubarão a Jurassic Park - Parque dos Dinossauros e seus filmes de ficção científica de tirar o fôlego.
Mas de onde vem a inspiração do diretor, que criou personagens icônicos como Indiana Jones e E.T., para a tela grande? Deixe o próprio mestre lhe contar. Com Os Fabelmans, Spielberg criou um filme fantástico inspirado em sua infância e juventude.
The Fabelmans, no original, está disponível no Telecine, dentre outros filmes bons para assistir depois.
Os Fabelmans, a declaração muito pessoal de amor de Steven Spielberg pelo cinema
O lugar de Spielberg é ocupado pelo jovem Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle), que em janeiro de 1952 é levado pela primeira vez por seus pais, Mitzi (Michelle Williams) e Burt (Paul Dano), ao local onde as imagens em movimento despertam para vida. No cinema, a família assiste O Maior Espetáculo da Terra, de Cecil B. DeMille.
Steven Spielberg assiste a essa obra-prima toda vez que faz um novo filme: "Isso me inspira"Embora Sammy fique inicialmente intimidado pelo que acabou de ver na tela em imagens gigantescas, a experiência continua a assombrá-lo. Ele secretamente tenta recriar cenas do filme com seu trem de brinquedo, estando particularmente fascinado pelos movimentos durante o grande acidente.
Aqui, numa câmara discreta, testemunhamos o nascimento de um cineasta visionário, mas o caminho para Hollywood é longo. Antes de Sammy Fabelman chegar à porta de um estúdio pela primeira vez, ele precisa vivenciar uma trágica história familiar que se torna a base para seus próprios projetos cinematográficos.
Mesmo que Os Fabelmans não seja um filme biográfico clássico, os paralelos com a carreira de Spielberg são claros. Nunca antes ele revelou tanto de sua vida em uma de suas obras. Ao mesmo tempo, o longa funciona como uma chave para sua filmografia – como a última peça para completar o quebra-cabeça.
Essencialmente, Os Fabelmans recontextualiza toda a obra de Steven Spielberg. Seja o relacionamento complicado com os pais ou a questão de como exatamente o horizonte aparece no fundo de suas fotos. O filme é um autorretrato perspicaz e profundamente comovente sobre alguém que vive o cinema.
O que Steven Spielberg filmará a seguir?
Depois de Os Fablemans, parecia brevemente que o próximo passo de Spielberg seria um novo filme sobre o personagem fictício Frank Bullitt, estrelado por Bradley Cooper. No entanto, sabemos agora que ele está trabalhando em outro projeto de ficção científica envolvendo OVNIs, mas não mais do que isso.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!