Qualquer pessoa que esteja remotamente interessada em cinema terá tropeçado em um blockbuster de Steven Spielberg, mais cedo ou mais tarde. O diretor americano fez parte da história cinematográfica várias vezes, de Tubarão a Jurassic Park - Parque dos Dinossauros e seus filmes de ficção científica de tirar o fôlego.
Mas de onde vem a inspiração do diretor, que criou personagens icônicos como Indiana Jones e E.T., para a tela grande? Deixe o próprio mestre lhe contar. Com Os Fabelmans, Spielberg criou um filme fantástico inspirado em sua infância e juventude.
The Fabelmans, no original, está disponível no Telecine, dentre outros filmes bons para assistir depois.
Os Fabelmans, a declaração muito pessoal de amor de Steven Spielberg pelo cinema
O lugar de Spielberg é ocupado pelo jovem Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle), que em janeiro de 1952 é levado pela primeira vez por seus pais, Mitzi (Michelle Williams) e Burt (Paul Dano), ao local onde as imagens em movimento despertam para vida. No cinema, a família assiste O Maior Espetáculo da Terra, de Cecil B. DeMille.
Steven Spielberg assiste a essa obra-prima toda vez que faz um novo filme: "Isso me inspira"Embora Sammy fique inicialmente intimidado pelo que acabou de ver na tela em imagens gigantescas, a experiência continua a assombrá-lo. Ele secretamente tenta recriar cenas do filme com seu trem de brinquedo, estando particularmente fascinado pelos movimentos durante o grande acidente.
Aqui, numa câmara discreta, testemunhamos o nascimento de um cineasta visionário, mas o caminho para Hollywood é longo. Antes de Sammy Fabelman chegar à porta de um estúdio pela primeira vez, ele precisa vivenciar uma trágica história familiar que se torna a base para seus próprios projetos cinematográficos.
Mesmo que Os Fabelmans não seja um filme biográfico clássico, os paralelos com a carreira de Spielberg são claros. Nunca antes ele revelou tanto de sua vida em uma de suas obras. Ao mesmo tempo, o longa funciona como uma chave para sua filmografia – como a última peça para completar o quebra-cabeça.
Essencialmente, Os Fabelmans recontextualiza toda a obra de Steven Spielberg. Seja o relacionamento complicado com os pais ou a questão de como exatamente o horizonte aparece no fundo de suas fotos. O filme é um autorretrato perspicaz e profundamente comovente sobre alguém que vive o cinema.
![](https://br.web.img3.acsta.net/img/a9/78/a9781e7c813f325bdc0aa09d5ec88c5d.jpg)
O que Steven Spielberg filmará a seguir?
Depois de Os Fablemans, parecia brevemente que o próximo passo de Spielberg seria um novo filme sobre o personagem fictício Frank Bullitt, estrelado por Bradley Cooper. No entanto, sabemos agora que ele está trabalhando em outro projeto de ficção científica envolvendo OVNIs, mas não mais do que isso.
![Os Fabelmans](https://br.web.img3.acsta.net/c_310_420/pictures/22/12/13/18/42/2843229.jpg)
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!