É um pouco triste que, com tantas obras-primas em sua carreira, o trabalho de Martin Scorsese como diretor só tenha sido reconhecido pelo Oscar uma vez. Mas, além da estatueta dourada, Os Infiltrados rendeu ao diretor uma verdadeira dor de cabeça com os grandes estúdios, que queriam transformar o filme em uma franquia.
“Não era o filme que eles queriam”
Precisamente, Os Infiltrados é um dos filmes que fez Scorsese ser queimado pelo sistema dos grandes estúdios, já que ele precisou enfrentá-los diretamente para evitar que alterassem aspectos essenciais do filme para torná-lo mais lucrativo.
Especificamente, o estúdio queria modificar o final do longa para continuar a história como uma franquia - aspecto com o qual o cineasta não concordou e que foi reafirmada após uma exibição-teste em que as pessoas reagiram de forma muito positiva ao desfecho tal como o conhecemos:
“Depois [da exibição-teste] o pessoal do estúdio foi embora e ficou muito triste porque não era o filme que eles queriam. Eles queriam uma franquia, o que significa que eu não poderia mais trabalhar lá”, explicou Scorsese.
É claro que a decisão do estúdio não fazia muito sentido nem em termos de enredo, nem levando em conta quem era o diretor, que nunca foi conhecido por produzir sequências. Dado o sucesso subsequente do filme (tanto de bilheteria quanto de premiação, com o Oscar de Melhor Filme), talvez tivesse sido melhor para a produtora se contentar com o que o filme já era em vez de ficar obcecado com o que poderia acontecer.
O filme está na Max e no Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!