Uma pele de leão parecida com Scar em Hércules, quatro convidados surpresa entre os súditos do Rei Tritão no início de A Pequena Sereia, o jogo de chá de A Bela e a Fera no acampamento dos exploradores em Tarzan ou até mesmo uma pequena participação especial de Pinóquio em Aladdin...
Desde o início dos anos 90, os artistas dos estúdios Disney vêm inserindo uma série de referências em seus longas-metragens, voltadas diretamente para os fãs ou para os espectadores que gostam de passar os filmes a pente fino. Muitas vezes considerados easter eggs ou referências a outras obras do reino encantado, esses pequenos detalhes às vezes podem ser simplesmente achados inteligentes da direção, como é o caso do que vamos ver hoje.
Em 1 minuto e 31 segundos...
Para identificá-lo, basta (re)assistir à excelente cena de abertura de Pocahontas e pressionar o botão de pausa no minuto 1 e 31 segundos do filme. No momento em que o governador John Ratcliffe sobe orgulhosamente o passadiço do navio com destino ao Novo Mundo, outro passageiro indesejado embarca ao mesmo tempo.
...A verdadeira natureza de Ratcliffe já foi revelada
Enquanto Ratcliffe avança no plano de fundo, a sombra de um rato trota por um segundo em uma corda esticada no primeiro plano, paralela a Ratcliffe. É uma direção inteligente e sutil que imediatamente dá ao espectador uma dica da natureza vil e mesquinha do personagem.
Mas esse não é o único detalhe a ser observado nessa cena! Volte alguns segundos, congele novamente aos 41 segundos e dê uma olhada no marinheiro que está assinando o registro antes de embarcar no navio: é uma pequena participação especial animada de Eric Goldberg, diretor de Pocahontas e um lendário artista dos estúdios Disney, mais conhecido por dar vida ao Gênio de Aladdin e Maui em Moana.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!