Minha conta
    "Criamos Jason Statham": Foi assim que Bruce Willis e um lendário sucesso da ficção científica garantiram o grande avanço da estrela de ação
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Jason Statham tem sido um dos maiores astros de ação de sua geração desde o primeiro filme, Carga Explosiva. Mas se Bruce Willis tivesse sido mais acessível no set desta produção, tudo poderia ter sido diferente.

    Jason Statham está mais ativo do que nunca: há apenas alguns meses ele protagonizou o sucesso de ação, Beekeeper – Rede de Vingança, e no ano passado você pôde vê-lo em Esquema de Risco: Operação Fortune, Megatubarão 2 e Os Mercenários 4.

    Comparado com suas co-estrelas de Os Mercenários, como Sylvester Stallone ou Dolph Lundgren, Statham pertence à guarda mais jovem de heróis do gênero, mas através de filmes como Adrenalina e a série Carga Explosiva, ele há muito se tornou uma marca por direito próprio: onde estiver escrito Jason Statham, provavelmente contém uma ação sólida.

    EuropaCorp

    Mas nem sempre foi assim. Antes de conseguir seu primeiro papel no cinema na comédia gangster, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes em 1998 (do diretor Guy Ritchie, com quem ainda trabalha regularmente hoje), ninguém acreditava que ele tivesse qualidades de estrela que pudessem ser comparadas as já estabelecidas, como Bruce Willis. Falando nisso: o ator de Duro de Matar não é totalmente inocente na grande descoberta de Jason Statham com Carga Explosiva.

    Para os fãs de Jason Statham: Você provavelmente não conhece este suspense de ação estrelado pelo ator!

    Em meados dos anos 90, o diretor francês, Luc Besson fez o clássico de ficção científica, O Quinto Elemento com Willis. O filme foi um grande sucesso, mas além de Lucy (estrelado por Scarlett Johansson), Besson evitou trabalhar com grandes estrelas de Hollywood. Um dos motivos para isso foi o comportamento de Bruce Willis no set de filmagem, como revelou o cineasta em entrevista ao Screen Rant.

    Diz-se que o assistente de Willis recorreu a Besson antes do início das filmagens com as seguintes palavras: “Vou lhe contar como funciona: 30 minutos antes de ele entrar no set, ele tem que ser chamado. Depois mais 15 minutos e mais 5 minutos antes da gravação.”

    Luc Besson prossegue descrevendo como ambos reagiram sem acreditar nos métodos um do outro: “Eu disse: 'Estou filmando a cada quatro minutos. Você está brincando?' E ele [o assistente] respondeu: 'Como assim, você filma a cada 4 minutos?' […] Eu tiro uma foto, depois viro a câmera e tiro outra, então não posso avisar ninguém 30 minutos antes de começar a filmar.”

    Eventualmente, Willis e Besson chegaram a um acordo. “Fiz um acordo com o Bruce e falei, ‘Que tal em vez de trabalhar 5 dias por semana […] você só trabalhar 4 dias por semana? Segunda, terça, quarta, quinta, mas você fica sentado ao meu lado o tempo todo e filmamos como loucos. E ele disse: Ok, combinado!’”

    Foi assim que o set de Bruce Willis levou à descoberta de Jason Statham

    A colaboração ainda não era ideal, como revelou o coautor do longa, Robert Mark Kamen à Uproxx. “Foi muito difícil, mas Luc Besson dominou. No entanto, Luc não estava acostumado a tais circunstâncias. Depois de terminar, ele veio até mim e disse: 'Precisamos criar nossas próprias estrelas de cinema'. E foi exatamente isso que fizemos com Carga Explosiva. Criamos Jason Statham.”

    Embora tenha sido filmado em inglês e estrelado por um ator britânico, Jason Statham, seu filme inovador é na verdade uma produção francesa. Louis Letterier (O Incrível Hulk) dirigiu, enquanto Besson (junto com Kamen) atuou como roteirista e produtor.

    EuropaCorp

    Statham teve pequenos papéis em dois filmes de Guy Ritchie e estrelou ao lado de Jet Li no longa de ação sci-fi, O Confronto. Mas o primeiro feito totalmente sob medida para ele foi Carga Explosiva, que mais tarde foi seguido por mais três parcelas. Jason Statham se tornou uma estrela a partir de então - e quem sabe como teria sido sua carreira sem os ares e as graças de Bruce Willis.

    Uma ficção científica com Jason Statham que foi injustamente esquecida: Um grande show que estava 20 anos à frente da Marvel

    Carga Explosiva está disponível no Disney+, dentre outros filmes bons para assistir depois.  

    Aliás, outro filme de Jason Statham fez com que um vencedor do Oscar se despedisse da indústria cinematográfica por vários anos.

    Carga Explosiva
    Carga Explosiva
    Data de lançamento 6 de dezembro de 2002 | 1h 32min
    Criador(es): Corey Yuen, Louis Leterrier
    Com Jason Statham, François Berléand, Shu Qi
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Disney +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top