Todos nós provavelmente poderíamos nomear aquela produção que podemos assistir repetidamente sem perder seu fascínio ou valor de entretenimento. Bruce Willis não foge à regra: a estrela de Duro de Matar gostava tanto de um filme que disse que o assistia uma vez por semana durante algum tempo – estamos falando de Os Bons Companheiros, com o qual Martin Scorsese fez história no cinema de gangster em 1990.
Numa entrevista à extinta revista online Chud.com em 2006, perguntaram a Willis se ele achava que as indicações ao Oscar teriam um impacto duradouro na direção que Hollywood seguiria no futuro. O ator aproveitou esta pergunta como uma oportunidade para falar sobre a importância do cinema em geral, que, na sua opinião, tem sofrido com o triunfo dos meios físicos domésticos.
“É quase como se o filme fosse apenas uma propaganda de vendas de DVD”, diz Willis. “É isso que eles querem. Porque deixa eu te contar uma coisa [...], esse disquinho redondo vai existir para sempre. As pessoas têm coleções deles agora, e quando um deles se desgasta, eles ganham um novo.”
Martin Scorsese estava determinado a fazer Os Bons Companheiros, embora uma lenda do cinema o tenha alertado para não fazê-loBruce Willis criticava os DVDs - mas ele mesmo os usava
Seus comentários podem parecer desatualizados 18 anos depois, mas é claro que você pode facilmente substituir a palavra “vendas de DVD” por “assinatura de streaming”. Embora sua avaliação seja pessimista, Willis admitiu que também utiliza as conquistas do “cinema em casa” – embora por falta de alternativas:
“Eu assisto filmes o tempo todo”, continuou o ator de O Sexto Sentido. “Eu assisto Os Bons Companheiros em DVD uma vez por semana. Dr. Fantástico quatro ou cinco vezes por ano. Eu assisto filmes novos e antigos, e outras pessoas também. Eu não posso mais ver Dr. Fantástico em nenhum cinema. Costumava haver grandes cinemas revivalistas em Nova York, mas as coisas são diferentes agora, então você tem que assistir aos filmes em DVD.”
Não é à toa que GoodFellas, no original, desempenhou um papel tão importante para Willis: afinal, ele tinha acabado de fazer sua descoberta quando o marco de Scorsese chegou aos cinemas – e ele certamente não foi o único jovem ator que inspirou, como Robert De Niro e Joe Pesci em plena forma.
Um pouco mais tarde, Bruce Willis até estrelou um filme de gangster que foi fortemente influenciado por Os Bons Companheiros e outros clássicos do gênero – mas falhou com a crítica e o público, apesar do elenco estelar.
Os Bons Companheiros está disponível no Max, dentre outros filmes bons para assistir depois.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!