Minha conta
    4,3 estrelas de 5: É uma das obras-primas de Stanley Kubrick, mas o diretor renegou o filme!
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Clássico absoluto sofreu com uma produção caótica.

    Tendo falecido aos 70 anos, Stanley Kubrick fez "apenas" 13 filmes em cinquenta anos de carreira, oferecendo a cada gênero uma joia indiscutível da Sétima Arte - incluindo um épico histórico avaliado em 4,3 estrelas de 5 pelos leitores do AdoroCinema!

    O cineasta, porém, não ficou satisfeito com Spartacus. Tanto que ele até rejeitou o filme, já que quase não tinha controle sobre a produção. Uma frustração que pesou pelo resto da sua carreira, já que Kubrick era notoriamente conhecido como um dos cineastas mais exigentes e controladores.

    Um projeto que começou mal

    Baseado no romance de Howard Fast, o primeiro roteiro do filme foi descrito como "um verdadeiro desastre" por Kirk Douglas, que estrelou e produziu o filme. A tarefa, então, passou para as mãos de Dalton Trumbo - que estava na "lista negra" anticomunista de Joseph Raymond McCarthy. Por isso, Trumbo foi forçado a trabalhar sob o pseudônimo Sam Jackson.

    Universal Pictures

    A escolha do diretor também representou um problema. Depois de considerar Martin Ritt e David Lean, a Universal decidiu chamar o experiente Anthony Mann. Entre atrasos no cronograma de filmagens, correrias ​​e atores difíceis de lidar, Mann pareceu completamente sobrecarregado com o projeto.

    Ele foi, então, expulso do filme por Douglas, que partiu em busca de Stanley Kubrick - com quem já tinha trabalhado em Glória Feita de Sangue.

    Foi a primeira e última vez que Kubrick concordou em trabalhar em um filme sobre o qual não tinha controle criativo. Ele já se opôs a Trumbo, que manteve o controle do roteiro e com quem frequentemente entrava em conflito por causa dos personagens. Kubrick também discutia regularmente com o diretor de fotografia Russell Metty, alvo do perfeccionismo intrusivo do cineasta.

    Ironicamente, Metty ganhou um Oscar pela fabulosa fotografia - um dos quatro que o filme conquistou na cerimônia de 1961.

    Spartacus
    Spartacus
    Data de lançamento 17 de novembro de 1960 | 3h 18min
    Criador(es): Stanley Kubrick
    Com Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons
    Usuários
    4,3
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top