O emocionante filme de guerra Dunkirk foi dirigido por Christopher Nolan principalmente como uma luta sem fôlego pela sobrevivência, que enfatiza a sensação de estar em meio ao horror da guerra em vez dos mecanismos por trás dela.
Na época de seu lançamento, em 2017, Nolan montou para o British Film Institute (BFI) uma retrospectiva de filmes que o influenciaram na hora de fazer o blockbuster. Isso também inclui um filme de guerra de 1930 que já foi refeito duas vezes: Sem Novidade no Front.
Christopher Nolan celebra este filme de guerra como uma obra-prima
Em declarações ao BFI, Nolan elogiou a primeira adaptação cinematográfica do romance All Quiet on the Western Front, do escritor alemão Erich Maria Remarque:
Sem Novidade no Front resume isso: a guerra desumaniza. Ao rever esta obra-prima, é difícil discordar que a intensidade e o horror [do filme] nunca foram melhores. Para mim, ele mostra o poder de desafiar as convenções, de encontrar significado e lógica no destino individual.
O filme de Lewis Milestone gira em torno do estudante Paul Bäumer (Lew Ayres), que é enviado para o front com seus amigos na Primeira Guerra Mundial. A euforia inicial de viver novas experiências e provar para a sociedade o quanto são corajosos e patriotas logo se transforma em puro horror quando os jovens acabam no inferno da guerra.
Você pode alugar ou comprar Sem Novidade no Front no Prime Video, YouTube e Apple TV+. Em 1979, outra adaptação cinematográfica de Delbert Mann foi lançada como filme para TV – no Brasil recebeu o título de Adeus à Inocência e pode ser assistida na plataforma Looke.
A versão mais recente é de 2022 e foi filmada por Edward Berger para a Netflix. Lá, você pode transmitir Nada de Novo no Front, que ganhou um total de quatro Oscars.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!