Quando Sid Sheinberg, diretor da Universal, comprou o roteiro de De Volta para o Futuro, ele o fez com a condição de mudar duas coisas sobre o personagem de Emmett Brown (o genial Christopher Lloyd). A primeira, mudar "Professor Brown", como Marty o chamava então, para "Doc". A segunda... eliminar o chimpanzé que ele tinha como mascote e trocá-lo por um cachorro, porque, literalmente, ele acreditava que "nenhum filme com um chimpanzé jamais funcionou nas bilheterias". Funcionou: Doc se tornou um dos rostos mais icônicos da história do cinema, e continua sendo até os nossos dias.
Doc é aquele amável e sempre divertido coadjuvante que lança a história, mas o público nunca sabe nada sobre ele além de que é estranho e engraçado. Isso foi feito de propósito: Bob Gale e Robert Zemeckis tinham uma ideia do que ele fez em seu passado, mas era sombrio demais para ser contado em um filme infantil. Na verdade, Christopher Nolan poderia tê-lo colocado como personagem em Oppenheimer porque, na ficção... ele fez parte do projeto que criou a bomba atômica. Sim. Como você ouviu.
Embora tenha sido revelado muito tempo depois, é verdade que esta revelação (que ele fez parte do Projeto Manhattan) faz com que o final de De Volta para o Futuro 3, no qual Doc decide ficar em 1885 em vez de voltar ao presente, faça muito mais sentido. No final, o passado representa um tempo muito mais simples para ele, sem ter que pensar continuamente sobre sua contribuição para um dos maiores desastres da história da humanidade.
Claro, isso é canônico apenas se você quiser acreditar, porque na ficção nunca é dito e apenas se intui se você estiver muito atento e quiser buscar segundos sentidos em alguns momentos e frases do personagem. No entanto, é verdade que Doc foi escrito, inicialmente, tendo essa revelação em mente, então... talvez devêssemos também levá-la em conta? Certamente, é uma desculpa tão boa quanto qualquer outra para assistir à saga novamente.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!