Sara é uma adolescente que tenta sobreviver às férias de verão em sua pequena cidade, sofrendo assédios constantes por parte de um grupo de meninas. Porém, quando um estranho sinistro cruza seu caminho, a situação se inverte - e ela acaba em uma encruzilhada.
Piggy, de Carlota Pereda, expandiu em formato de longa-metragem a ideia que a cineasta já havia explorado em um curta-metragem de 2018. Laura Galán, que lidera o elenco formado por Carmen Machi, Pilar Castro, Julián Valcárcel e Richard Holmes, faturou o Goya de Melhor Atriz Revelação por seu papel no filme.
O longa se apropria do gênero de terror e o leva para seu próprio território, brincando com os elementos do slasher sem se ajustar completamente à estrutura clássica: sim, tem um assassino solto por aí, mas esse não é o cerne da ação.
O principal é como isso afeta Sara, uma protagonista às vezes opaca que não é exatamente o que você chamaria de heroína exemplar: ela tem seu lado distorcido, embora tenhamos empatia por ela o tempo todo e no final não podemos deixar de estar do seu lado.
Além disso, o roteiro lida perfeitamente com os momentos de tensão e os combina com um humor bem sombrio. Sem dúvida, Piggy foi uma das grandes surpresas do cinema espanhol em 2022, oferecendo uma reviravolta revigorante no terror rural.
O filme está disponível na assinatura premium do Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!