Quentin Tarantino passou a vida inteira estudando filmes de diferentes diretores até encontrar o que ele considera “um filme perfeito”. Aos 61 anos, o diretor tem uma carreira de sucesso e todos os filmes que consumiu tiveram um grande efeito sobre os títulos que dirigiu.
Portanto, é fascinante ler o Tarantino de 1994, quando ele tinha 31 anos, e ver quais longas-metragens o impressionaram há três décadas. Quer saber qual é “um dos melhores filmes já feitos” para o diretor de Era Uma Vez em... Hollywood? Nós te contamos.
Uma das melhores estreias na direção da história do cinema
Voltando para o início da década de 1990, Tarantino já havia lançado Cães de Aluguel e estava no meio de uma turnê promocional de Pulp Fiction - Tempo de Violência. O filme estrelado por John Travolta e Uma Thurman tinha acabado de ganhar a Palma de Ouro em Cannes e estava prestes a chegar aos cinemas.
É nesse momento, durante uma entrevista à Vanity Fair, que ele proclama que o diretor Kevin Reynolds “será o Stanley Kubrick da sua década”.
“Fandango é uma das melhores estreias na direção da história do cinema. Eu vi Fandango no cinema cinco vezes e ele só estava em cartaz por uma semana, ok? Eu o vi cinco vezes! E Kevin Costner está ótimo nesse filme. Para mim, a marca de um grande ator é que, depois de ver a atuação dele, você quer agir como ele.”
“Ok, eu queria me vestir como Kevin Costner. Comecei a falar como Kevin Costner. Eu queria usar um paletó sujo e dormir, mijar, vomitar, beber e suar em um carro dirigindo pelo deserto. Ele fez com que um paletó sujo parecesse a coisa mais legal que você poderia usar”, continua o diretor sobre o protagonista do road movie Fandango, que também tinha 30 anos na época de seu lançamento em 1985.
Como Tarantino explica, Reynolds fez sua estreia com esse filme e, embora não tenha se destacado como o Kubrick da época, dirigiu longas-metragens que permanecerão em nossa memória. E a fascinação de Tarantino por Costner era tanta que o diretor o convidou para participar de dois de seus filmes, Kill Bill: Volume 1 e Django Livre, mas o ator recusou para trabalhar em seus próprios projetos.
Qual é a história de Fandango?
No ano de 1971, na Universidade do Texas, Austin, cinco amigos decidem realizar um pacto para que possam aproveitar, juntos, os últimos momentos como jovens estudantes. Aflitos com a proximidade da graduação e a pressão do início da fase adulta, eles se juntam e viajam rumo a fronteira do México para selarem o fim da adolescência.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!