Nesta segunda-feira (23), a Academia Brasileira de Cinema bateu o martelo sobre o filme que vai representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Após uma estreia internacional de sucesso e premiação no Festival de Veneza, o longa escolhido pela comissão do país é Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles.
Escolhido por unanimidade entre uma seleção de outros 11 filmes brasileiros, a produção do mesmo diretor de Central do Brasil – indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 1999 – tem Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, filha e mãe, dividindo o papel de Eunice Paiva, protagonista do drama baseado em história real.
Sobre o que é Ainda Estou Aqui?
Ambientado no Brasil da década de 1970, o filme é uma adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva. Na trama, uma mulher casada com um importante político precisa mudar de vida completamente quando ele é exilado durante a ditadura e desaparece. Assim, acompanhamos a jornada da dona de casa que se torna ativista pelos direitos humanos.
Presidente da Comissão de Seleção, a atriz e cineasta Bárbara Paz ressalta a força da obra de Walter Salles como um momento importante para o audiovisual nacional. “É uma obra-prima sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. É um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo”, declarou.
Ainda Estou Aqui estreia nos cinemas brasileiro de 7 de novembro de 2024.
Quando acontece o Oscar 2025?
A lista oficial de indicados pela Academia será anunciada em 17 de janeiro e a cerimônia da 97ª edição do Oscar tem data marcada para 2 de março de 2025, às 21h (horário de Brasília).
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!