Minha conta
    “Não podíamos nem ter um copo de papel”: A filmagem de um dos melhores filmes de Steven Spielberg foi extrema
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Enquanto o cineasta levava uma história real para as telonas, o ator principal aplicou "o método" durante as gravações.

    Os atores de método sempre deixam as anedotas mais curiosas. Benedict Cumberbatch e Kirsten Dunst, por exemplo, não se falaram durante as filmagens de Ataque dos Cães (2021), em referência ao ódio entre seus personagens na história. Assim, existem muitos outros no mundo do cinema, mas se há um ator que se destaca nesse aspecto é Daniel Day-Lewis.

    Vencedor de três Oscars, Day-Lewis se aposentou do mundo da atuação em 2017 após interpretar o protagonista de Trama Fantasma, filme de Paul Thomas Anderson. É um dos melhores atores da história do cinema e seu processo de trabalho incluiu o que se conhece como “o método”. Ou seja: transforme-se no personagem e viva como ele. Um dos projetos em que sua forma de trabalhar envolveu todo o elenco e equipe do filme foi Lincoln, um dos melhores títulos da filmografia de Steven Spielberg.

    Steven Spielberg pressionou John Goodman para estrelar Os Flintstones: “Não era nada que eu queria fazer”

    Lincoln, filme pelo qual Day-Lewis ganhou o Oscar de Melhor Ator, é uma 'cinebiografia' sobre o notável presidente dos Estados Unidos. Tim Blake Nelson, que fazia parte do elenco, disse ao The Hollywood Reporter que a filmagem do filme foi “extrema” porque Day-Lewis queria que tudo fosse o mais próximo possível da época em que a história se passa.

    “Trabalhar com Daniel Day Lewis foi extremo”, ele começa. “Ele foi capaz de se comprometer, não apenas consigo mesmo, mas fez com que toda a produção se comprometesse com uma ética de trabalho e princípios estéticos durante o processo que valorizavam não só o que ele estava fazendo, mas também o que todos ao seu redor faziam”.

    20th Century Studios

    Como explica Nelson:

    Só o fato de que em ‘Lincoln’ ninguém podia usar camisetas com logotipos. Nunca houve anacronismos no set. Não podíamos nem ter um copo de papel. Era preciso fazer algo com os materiais disponíveis no final do século XIX. Então nada de shorts. Sem calçados esportivos

    Spielberg também cumpriu o que Day-Lewis desejava. “Steven usava uma jaqueta todos os dias para dirigir e uma camisa de botão. Nada de iPhones, já mencionei isso? Ele levou tudo a um novo nível”, lembra ele.

    Embora possa parecer complicado de realizar, Nelson lembra que o processo não foi nada desagradável. “Ele continua sendo o personagem, você só poderia se referir a ele como Lincoln. E ele fez isso de uma forma que não incomoda ninguém – não me incomoda – e isso tornou o cenário um lugar mais disciplinado de uma forma positiva. Acho que é isso que você vê no filme."

    O filme magistral de Steven Spielberg que foi injustamente ignorado no cinema: Um suspense emocionante indicado a 5 Oscars

    Lincoln foi um dos melhores filmes de 2012. Recebeu 12 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Ganhou apenas duas estatuetas: Melhor Ator para Day-Lewis e Melhor Design de Produção.

    Atualmente, o longa não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil.

    Lincoln
    Lincoln
    Data de lançamento 25 de janeiro de 2013 | 2h 29min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    3,5

    *Conteúdo Global AdoroCinema

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top