Inacreditável, mas é verdade: desde abril deste ano, há trailers de duas novas produções diretas para DVD com Bruce Willis todos os meses. O ex-astro de ação, que se tornou uma figura cult no cinema de testosterona com seus papéis icônicos em Duro de Matar, O Último Boy Scout, Pulp Fiction: Tempo de Violência e Armageddon, teve que abandonar de vez sua carreira de ator devido à afasia.
Já faz um tempo que ele não estava na frente das câmeras em filmes que as pessoas realmente gostam de assistir, como Sin City 2 - A Dama Fatal (2014) e Vidro (2019). E se você quiser dar uma olhada nos últimos destaques de ação de Willis, você tem que voltar um pouco mais: o último sucesso de ação puro-sangue com o ator já tem impressionantes 17 anos! Duro de Matar 4.0, de 2007.
A quarta missão de John McClane, que foi menosprezada por muitos fãs do gênero quando foi lançada nos cinemas, é claramente diferente dos três primeiros filmes, mas resistiu ao teste do tempo e ainda hoje funciona melhor do que muitos filmes de ação atuais.
Qual é a história de Duro de Matar 4.0?
Os EUA sofrem um novo ataque terrorista, desta vez através da informática. Um hacker consegue invadir a infraestrutura computadorizada que controla as comunicações, transporte e energia do país, ameaçando causar um gigantesco blecaute. O autor do ataque planejou todos os passos envolvidos, mas não contava que John McClane (Bruce Willis), um policial da velha guarda, fosse chamado para confrontá-lo.
Duro de Matar 4.0 contém uma boa dose de cinema de ação retrô. No entanto, quase 20 anos após a festa de Natal no Nakatomi Plaza, encharcada de chumbo e sangue, o diretor Len Wiseman (Anjos da Noite - Underworld) trouxe a saga heroica para o século 21, o que é particularmente perceptível na produção.
Menos sangue, mais brilho e um super-herói quase indestrutível certamente formam um contraste com os três primeiros filmes de Duro de Matar. No entanto, Wiseman consegue um equilíbrio impressionante entre tradição e modernidade, entre culto e comércio.
Especialmente em comparação com os sucessos de bilheteria atuais, Duro de Matar 4.0 ganha pontos com sua ação artesanal. A vantagem? Mesmo depois de 15 anos, não perdeu nada da sua eficácia. Porque aqui não fica pedra sobre pedra. Seja em perseguições, tiroteios ou combate corpo a corpo: você pode simplesmente sentir que o mínimo possível foi filmado na frente de uma tela verde ou no estúdio, mas principalmente no local.
Um helicóptero é até mesmo derrubado do céu por um carro de polícia (!), antes que o ato final seja preenchido com uma loucura de ação quase variada à la True Lies. Alguns CGIs óbvios são usados, especialmente no final de tirar o fôlego, mas eles sempre permanecem como um acessório complementar em meio aos efeitos práticos incrivelmente elaborados – e não como um substituto, como em muitos blockbusters de Hollywood atualmente.
Conclusão: Falas rápidas, tiroteios brutais, sequências espetaculares de parkour, cenas de perseguição incríveis e muita coragem para a loucura exagerada fazem de Duro de Matar 4.0 um filme de ação explosivo e incrivelmente divertido e uma das últimas produções realmente boas de Bruce Willis.
O filme está disponível no Disney+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!