No podcast Little Gold Men da Vanity Fair, o cineasta de Duna, Denis Villeneuve, falou em detalhes sobre seu filme de ficção científica anterior e uma possível terceira parcela que está atualmente em desenvolvimento. Um esclarecimento é mais importante para ele: Villeneuve não está fazendo uma trilogia, talvez um terceiro longa, mas será algo novo.
Villeneuve explica na entrevista: “O importante é que as pessoas entendam que para mim foi mesmo um díptico. Foram dois filmes, um filme duplo como adaptação do primeiro livro. Acabou, acabou”, disse o diretor no podcast da Vanity Fair sobre os filmes anteriores.
Maior ficção científica do ano ganhará nova história ainda em 2024, mas não nos cinemasA matemática do filme Duna: Parte 2 + 1 em vez de 3
Ele então escolheu as palavras com muito cuidado para falar sobre um possível terceiro filme, deixando claro que o longa está em desenvolvimento, mas não necessariamente precisa ser feito. Ele continuou: “Então, se eu fizer um terceiro filme, que está atualmente em fase de escrita, diria que é um trabalho diferente para mim”.
Outro trabalho? Sim. Denis Villeneuve deixou claro que não via três filmes de Duna como uma unidade: “Talvez seja estranho dizer isto, mas não é como uma trilogia. Porque quando eu voltar lá quero fazer algo que seja diferente e que tenha identidade própria”, antes de esclarecer novamente e enfatizar seu ponto:
“Para mim, Duna é meio completo. Dune: Messiah será algo novo que abordarei com sua própria filosofia cinematográfica.”
Dune: Messiah: Uma nova história
Não queremos entrar em muitos detalhes sobre o conteúdo do livro original “O Messias de Duna”. Mas quem conhece o romance sabe que as palavras de Villeneuve fazem todo o sentido. O foco da obra está em personagens conhecidos – sobretudo Paul Atreides (Timothée Chalamet), Chani (Zendaya) e Princesa Irulan (Florence Pugh), que provavelmente desempenharão papéis importantes, e é até possível que a estrela de Aquaman, Jason Momoa (Duncan Idaho no primeiro filme) retorne. Mas a história ainda tem uma novidade – que também se deve a um grande salto no tempo.
O romance se passa doze anos depois de seu antecessor. No podcast da Vanity Fair, Villeneuve também abordou o problema associado de que seu elenco em torno de Timothée Chalamet e Zendaya dificilmente seria mais velho se as filmagens realmente ocorressem muito rapidamente:
“Esse é o meu problema. Mas eu sei como vou fazer isso.”
Dune: Messiah nos cinemas já em 2026?
Mesmo que Denis Villeneuve ainda levante dúvidas sobre Duna 3 com algumas formulações subjuntivas e também fale detalhadamente no podcast sobre o quão massivamente a segunda parte em particular o estressou e esgotou, tudo aponta para o fato de que ele escreverá a terceira parcela “muito em breve”.
Após Duna 3, franquia de ficção científica pode continuar com novos filmes: "Não vou fechar a porta"Pois sua distribuidora Warner Bros. já anunciou o lançamento nos cinemas em dezembro de 2026 para o próximo filme de Denis Villeneuve. Embora a produção não tenha sido explicitamente agendada, há numerosos indícios de que esta seja a sequência de ficção científica. Os grandes cinemas IMAX já estão garantidos para o período. Em apresentação interna da IMAX sobre todos os longas que já reservaram as telonas, o projeto foi descrito como "um filme Duna sem título de Denis Villeneuve".
Duna e Duna: Parte 2 estão disponíveis no Max, assim como outros filmes bons para assistir.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!