Mesmo a estrela de Matrix, Carrie-Anne Moss, não conseguiu salvar o blockbuster espacial Planeta Vermelho do fracasso, um filme que sofreu enormes perdas, por razões óbvias.
Em 1999, Matrix gerou um dos maiores burburinhos da mídia na história do cinema. Todo mundo queria se parecer com Carrie-Anne Moss e Keanu Reeves com óculos escuros legais e longas jaquetas de couro. A ficção científica estava crescendo. Um ano depois, Moss estava de volta e entregou o que poderia (ou não) ter sido o próximo filme de ação sci-fi sensacional: a aventura espacial Planeta Vermelho, da qual, infelizmente, ninguém se lembra.
Um dos mais brilhantes filmes de ficção científica para ver no streaming: Este ano, uma nova parte foi anunciada de forma totalmente inesperada17 milhões a mais que Matrix
Se Matrix custou 63 milhões de dólares e arrecadou mais de 460 milhões no cinema, Red Planet, no original, custou ainda mais, nomeadamente cerca de 80 milhões em orçamento e fez 33 milhões em bilheteria.
Único filme do diretor Antony Hoffman, Planeta Vermelho não empolgou nem a crítica nem o público, deixando muito a desejar, apesar da presença no elenco de Val Kilmer (Fogo Contra Fogo) e Carrie-Anne Moss. E o consenso é bastante claro: 34 pontos em 100 no Metacritic e 14% no Rotten Tomatoes. A comunidade do AdoroCinema concedeu 3,3 de 5 estrelas.
A trama do filme, porém, começa de forma promissora. A colonização de Marte está sendo preparada porque a Terra em breve ficará inabitável. Em 2057, uma equipe científica deve viajar ao Planeta Vermelho para investigar um problema como parte de um projeto de grande escala. No entanto, o thriller de ficção científica se perde em acidentes desnecessários, robôs furiosos, guarnecidos com CGI de baixa qualidade e diálogos de má qualidade.
Como a durona piloto da nave espacial, Comandante Kate Bowman, Carrie-Anne Moss é ótima, mas seu desempenho não consegue compensar a falta de originalidade de um filme inteiro.
Depois de Matrix, todos queriam mais e ainda assim não houve sucesso retumbante na ficção científica no cinema por um tempo. Quase ninguém se lembra de filmes como 13º Andar e Missão: Marte, que surfaram na onda da saga com Keanu Reeves. Planeta Vermelho não é exceção.
Não só os fãs de ficção científica preferiram assistir Matrix uma segunda vez, mas Planeta Vermelho também estava em competição direta com o próprio planeta Marte, que já estava no centro de Missão: Marte, lançado alguns meses antes, e que tinha satisfeito a sede dos espectadores sobre o assunto. Mas, ainda assim, a produção não correspondeu às expectativas. Em 2000, as pessoas simplesmente não estavam interessadas no planeta, mas sim nas realidades artificiais aqui na Terra.
Planeta Vermelho não está disponível no Brasil. No entanto, a saga Matrix pode ser (re)vista na Max, entre outros filmes bons para assistir.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!