Stephen King é um dos escritores mais populares e prolíficos da atualidade - e um grande fã de cinema. Não é de admirar: muitos de seus 65 romances e 200 contos até agora foram adaptados para a tela ou para a televisão - o mestre do terror até (sem muito sucesso) dirigiu ele mesmo uma adaptação cinematográfica. Os clássicos e filmes cult que surgiram de sua obra literária incluem Carrie: A Estranha, O Iluminado, Conta Comigo e Louca Obsessão.
King frequentemente compartilha sua opinião sobre o cinema atual e filmes de streaming em suas redes sociais, a maioria dos quais são obviamente histórias de terror. Mas o fato de seu favorito absoluto de todos os tempos ser baseado em um gênero completamente diferente pode surpreender muitos fãs:
No streaming: Stephen King adora este novo filme de terror – mas quão bom ele realmente é?A sua lista de filmes favoritos, que inclui um total de oito títulos e que partilhou com o British Film Institute, inclui inúmeros clássicos do terror como A Noite do Demônio, A Cidade dos Amaldiçoados e Intermediário do Diabo. No topo, porém, está um thriller de ação:
O Comboio do Medo, longa dirigido pelo criador de O Exorcista, William Friedkin, que adapta o marco no cinema francês, Wages of Fear, de Henri-Georges Clouzot (1953). “Alguns podem argumentar que o filme de Clouzot é melhor, mas eu discordo”, escreve King, que escolheu outra obra-prima do thriller do diretor, As Diabólicas, em segundo lugar.
Friedkin, que morreu em 2023 aos 87 anos, sempre enfatizou que O Comboio do Medo não era um remake de Wages of Fear – mas uma segunda adaptação cinematográfica do romance homônimo de Georges Arnaud (a terceira a adaptação só foi executada com sucesso na Netflix em 2024, intitulado O Salário do Medo). Na verdade, a versão Friedkin é muito mais compacta e suja que o clássico Clouzot, mas a premissa permanece a mesma:
Quatro homens estranhos entre si (incluindo Roy Scheider ) se escondem na América do Sul por motivos diferentes. Devido a uma grande necessidade de dinheiro, eles assumem uma tarefa aparentemente impossível e potencialmente suicida: eles devem transportar dois caminhões cheios de dinamite pela selva - um único movimento descuidado pode causar uma grande explosão.
Do mesmo diretor de Longlegs, novo terror sangrento de Stephen King ganha primeiro trailerTal como em Wages of Fear, o cerne do filme é uma cena verdadeiramente extenuante em que os homens têm de transportar os veículos sobre uma ponte em ruínas e instável. O próprio Friedkin descreveu o thriller brilhantemente encenado como seu favorito entre seus trabalhos de direção:
“Eu amo o filme”, disse ele ao Yahoo! Entertainment. “De todos os filmes que fiz, é o meu filme favorito. É o único filme [...] onde eu não mudaria uma única cena. E é o filme que mais se aproximou da minha visão.”
O Comboio do Medo foi um fracasso – e Star Wars é o culpado
O Comboio do Medo ainda falhou nas bilheterias: um orçamento estimado de 22 milhões de dólares americanos foi compensado por receitas de bilheteria mundiais de cerca de nove milhões. Isto pode ter vários motivos. Por um lado, suspeita-se que o título original do filme possa ter suscitado falsas expectativas. Por outro lado, o primeiro blockbuster de Star Wars estreou nos cinemas na mesma época – contra o qual quase todos os outros filmes não tiveram chance.
Claro, isso não diz absolutamente nada sobre a qualidade do longa. No entanto, O Comboio do Medo atualmente não está disponível em streaming.
*Conteúdo Global AdoroCinema
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!