Ridley Scott está a dois meses de lançar um dos filmes mais esperados do ano. Gladiador 2, a sequência do filme vencedor do Oscar, chega aos cinemas brasileiros em 14 de novembro. Russell Crowe, que interpretou o protagonista em Gladiador (2000) e ganhou o Oscar de Melhor Ator por seu papel como Maximus, não está no novo filme. Nem mesmo Scott ou o resto da equipe do filme conversaram com ele sobre a possibilidade de aparecer na sequência da história.
Aqueles que conhecem a história de Gladiador entenderão a razão por trás disso: Maximus morre no final do filme. “O enredo, francamente, estava bem debaixo de nossos narizes”, disse Scott sobre Gladiador 2 na Empire. “Acho que estava tão debaixo de nossos narizes que achamos que era simples demais.” O diretor explica por que Crowe não está envolvido em Gladiador 2:
Acho que ele ainda é um dos melhores atores do mundo e acho que temos um bom relacionamento. Espero que sim. Contanto que ele não comece a reclamar por não tê-lo consultado - por que deveria? Ele está morto!
Gladiador 2 acompanha Lucius, o filho de Lucilla, décadas após os eventos do primeiro episódio. Depois de uma batalha em que perdeu sua família, o protagonista se torna um gladiador e jura vingança. Paul Mescal dá vida a Lucio. Pedro Pascal, Jospeh Quinn e Denzel Washington são outros grandes nomes do filme. Connie Nielsen, por sua vez, retorna como Lucilla na nova edição.
A ressurreição de Maximus?
Embora essa seja a história que Scott escolheu para Gladiador 2, houve outra ideia há algum tempo que envolvia a ressurreição de Maximus. No entanto, ela parecia “ridícula” demais para ser filmada. Um dos roteiros escritos tinha a assinatura de Nick Cave e era intitulado Gladiator: Christ Killer. Nele, Maximus retornava do purgatório para matar Jesus Cristo. Scott e Cave apresentaram o projeto à DreamWorks, mas ele nunca se concretizou. Foi com David Scarpa, roteirista de Todo o Dinheiro do Mundo, que Scott concebeu a história da sequência.
Mescal também não conversou com Crowe sobre Gladiador 2. “Não sei sobre o que conversaríamos. Eu adoraria ouvir suas histórias sobre as filmagens, mas meu personagem é uma coisa totalmente diferente”, disse ele à Esquire.
Crowe, por sua vez, também não esperava que Mescal entrasse em contato com ele, já que seu personagem morre no final de Gladiador. Ele até pediu à imprensa no Festival de Cinema de Karlovy Vary que parasse de perguntar sobre a sequência.
“Não sei nada sobre o elenco, não sei nada sobre o enredo, estou morto”, disse ele no início de julho. “Mas sei que se Ridley decidiu fazer uma sequência da história, 20 anos depois, ele deve ter motivos importantes para isso. Não consigo pensar neste filme senão algo que seja espetacular".
*Conteúdo Global AdoroCinema