Ele teve uma carreira longa e ilustre como um homem comum adorável e um pouco desmiolado em comédias animadas. E estrelou vários dramas alegres. Mas o superastro Tom Hanks também pode afirmar com razão que filmes altamente emocionantes sobre eventos reais são um dos pilares de sua carreira - pense na produção de guerra de Steven Spielberg, O Resgate do Soldado Ryan.
Outro representante memorável dessa categoria de filmes bons para assistir de Tom Hanks, que não deve ser subestimado, é Capitão Phillips. O suspense dramático e cheio de ação do diretor de Jason Bourne, Paul Greengrass, vai ao coração e seu final inclui uma das cenas mais fortes de todo o longa.
Capitão Phillips: Conheça a história real do filme com Tom Hanks que entra hoje na NetflixCapitão Phillips: Esses piratas não aceitam piadas
Abril de 2009: O navio cargueiro MV Maersk Alabama está sob o comando do experiente capitão Richard Phillips (Hanks). Mas depois é sequestrado por piratas perto da costa leste da Somália – o primeiro incidente deste tipo envolvendo um navio dos EUA em mais de 200 anos!
O líder pirata Muse (Barkhad Abdi) exige uma contribuição de um milhão de dólares, que Phillips não pode oferecer. Cheio de medo por sua tripulação, Richard envolve o contrabandista em novas conversas e negociações - mas a situação não pode ser acalmada para sempre.
O roteirista de Plano de Vôo, Billy Ray, usou a tomada de reféns do capitão mercante Richard Phillips, que ganhou as manchetes, para conciliar espetacularmente vários conteúdos e abordagens temáticas: sua narrativa dos verdadeiros eventos serve como um suspense marítimo contemporâneo, um drama sobre a apreensão de reféns, um modelo para sob a pele, picos dolorosos de violência e como um comentário de alta tensão sobre exploração, ganância e injustiça.
Estimulado por esse roteiro, Paul Greengrass equilibra meticulosamente e persuasivamente emoções em ritmo acelerado, direção imediata e áspera e momentos concisos e mais silenciosos dos personagens: exaustão, medo da morte, cuidado que se transforma em agressão fazem com que ambos os protagonistas passem por um período difícil, mas vaga extremamente crível que muitas vezes vem à mente como um forte soco no estômago.
Tom Hanks brilha no meio dessa agitação e ainda mais no final emocionalmente comovente em estilo documentário, mas Barkhad Abdi também o enfrenta de forma impressionante. Isso faz de Capitão Phillips um filme de suspense exigente e estressante que fica gravado na memória.
Capitão Phillips está disponível na Netflix e no Max.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!