Denzel Washington é ator bastante popular, duas vezes vencedor do Oscar (Tempo de Glória, Dia de Treinamento) e, graças a grandes sucessos de bilheterias como Chamas da Vingança e a trilogia O Protetor, também é muito requisitado no cinema de ação.
Mas até mesmo um peso pesado como Washington começou com pequenos papéis. Embora ele possa escolher seus próprios personagens há muito tempo, em meados dos anos 1980 ele abriu caminho com papéis coadjuvantes pouco notados – e em filmes há muito tempo esquecidos, como A História de um Soldado.
O que é ainda mais notável é o fato do astro ter recusado dois dos melhores filmes de guerra da história do cinema durante esse período, um dos quais foi dirigido por uma lenda absoluta: Stanley Kubrick.
Denzel Washington rejeitou Platoon e Nascido para Matar
Estamos falando dos filmes Platoon (1986) e Nascido para Matar (1987), que até hoje são considerados duas obras-primas quase perfeitas. Apesar de temas semelhantes, tanto o realismo acentuado de Oliver Stone quanto a loucura estilizada de Kubrick valeram a pena nas bilheterias.
Numa entrevista à revista GQ, Washington não revelou o motivo pelo qual recusou participar de Platoon sob direção de Stone (no qual ele poderia ter interpretado o sargento Elias Grodin, que acabou assumido por Willem Dafoe), mas respondeu porque não pôde atuar no filme de Kubrick.
O diretor, que realizou marcos como 2001: Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica e O Iluminado, também era conhecido por sua maneira idiossincrática de trabalhar e nunca entregava os roteiros a seus atores em potencial – uma circunstância com a qual Washington não conseguia lidar.
“Eles disseram: ‘Bem, Kubrick não envia seus roteiros’. E eu disse: ‘Então, o que devo fazer?’”, conta o ator de 69 anos. E assim, ele recusou a oferta.
No entanto, Washington não ficou de mãos vazias: logo após a estreia de Nascido para Matar, ele levou aos cinemas o drama Um Grito de Liberdade, dirigido por Richard Attenborough, que pode não ter deixado uma marca tão grande na história do cinema, mas pelo menos lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!