Quando se fala em ficção científica e filmes de ação, é impossível não se referir à eterna luta dos homens contra as máquinas, que vem se desenvolvendo no cinema há várias décadas, como mostra a saga O Exterminador do Futuro/Terminator. Seus protagonistas foram impulsionados para a fama, mas, para a atriz Linda Hamilton, esse papel teve sérias consequências para sua saúde.
A estrela pagou um preço alto por seu papel no filme O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final, já que, durante uma das intensas cenas de ação, o disparo de uma arma de fogo real, com o objetivo de criar um efeito mais realista, causou danos permanentes à audição de um dos seus ouvidos.
A cena em questão, uma das mais marcantes do filme, envolveu o disparo de uma arma dentro de um espaço fechado: um elevador, onde sua personagem Sarah Connor atira no T-1000 que está no telhado do elevador do hospital psiquiátrico.
Para alcançar o realismo desejado pelo diretor James Cameron, foram usadas armas de fogo reais. Infelizmente, durante um dos disparos, o som do tiro foi extremamente alto para Hamilton e, além disso, o fato de não usar os protetores auriculares adequadamente causou uma lesão auditiva que afetaria significativamente sua audição.
Conforme relatado pelo FandomWire, a atriz agora sofre de perda auditiva permanente em um dos ouvidos, após ter disparado um Colt/Detonics 1911. Embora Hamilton tenha continuado sua carreira com sucesso após O Exterminador do Futuro 2, os danos auditivos têm sido uma companhia constante.
O perigo das armas reais no set
O uso de armas de fogo reais em sets de filmagem tem sido uma prática comum para alcançar um realismo impactante em cenas de ação. No entanto, essa prática revelou-se extremamente perigosa, levando a uma série de acidentes trágicos que chocaram a indústria cinematográfica e o público em geral.
Um deles, ocorrido em 2021, foi o do ator Alec Baldwin e o trágico incidente no set de Rust, que custou a vida da diretora de fotografia Halyna Hutchins e deixou o diretor Joel Souza ferido. Esse evento gerou um intenso debate sobre a segurança nos sets de filmagem e levou a uma revisão dos protocolos para o uso de armas de fogo, que não são mais utilizadas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!