Depois de ser celebrado como um dos talentos da atuação mais promissores de Hollywood no início dos anos 1990, sua carreira estava em declínio, pois problemas com drogas na época significavam que ele era considerado para os grandes estúdios como fator de risco.
As tentativas de retorno de Robert Downey Jr. inicialmente tiveram pouco sucesso (e levaram a fracassos como Soltando os Cachorros) - e ainda assim o ator de 59 anos conseguiu não apenas retornar aos holofotes, mas também se tornar um dos mais populares e uma das estrelas mais bem pagas na fábrica dos sonhos.
Claro, isso se deve principalmente à sua interpretação de Tony Stark, também conhecido como Homem de Ferro - embora ele deve ter conseguido o papel icônico da Marvel principalmente porque era mais barato do que a maioria de seus concorrentes. Olhando para trás, foi uma jogada brilhante - pois, por um lado, Downey Jr. colocou sua marca incomparável no personagem e, por outro lado, desta forma, ele finalmente se tornou um super astro, ganhando incríveis 50 milhões de dólares pela aparição em Vingadores: Ultimato.
"Espere, volte como o quê?" Foi assim que a estrela de Homem de Ferro fez seu retorno à Marvel como Doutor DestinoMais recentemente, o ator de Sherlock Holmes estava na boca de todos graças a Oppenheimer, de Christopher Nolan, que finalmente lhe rendeu o tão esperado Oscar há cerca de seis meses (ele foi indicado pela primeira vez em 1993 por sua performance no filme biográfico, Chaplin). No entanto, a carreira de Downey começou muito, muito antes - em 1970, para ser mais preciso, quando ele desempenhou seu primeiro papel com apenas cinco anos de idade.
Robert Downey Jr. fez sua estreia ainda filhote
Atuar foi algo com que ele nasceu, afinal, seu pai, Robert Downey Sr., também atuava na frente e atrás das câmeras. Em 1970 dirigiu a comédia absurdo-fantástica, Pound, na qual 18 cães, interpretados por humanos, esperam em um abrigo de animais para serem sacrificados - e um deles era ninguém menos que Robert Downey Jr., que foi autorizado a falar uma única frase quando era um cachorrinho. Abaixo você pode ver um clipe de sua apresentação de estreia:
Downey Jr. apareceu nos filmes de seu pai mais duas vezes (Greaser's Palace e Rebeldes da Academia), antes de tentar seguir seu próprio caminho com o drama juvenil, Um Romance Maluco (1983). Essa experiência foi o primeiro grande revés para o então jovem de 18 anos, já que grande parte de suas cenas foram vítimas de cortes.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!