James Gunn tinha grandes planos para seu novo universo DC (o DCU) desde o início – e isso não significa apenas o ambicioso plano mestre com (inicialmente) dez filmes e séries para a primeira fase deste novo universo. Sob a supervisão de Gunn, o DCU deveria ser uma espécie de contraproposta a muitos dos maus hábitos que surgiram nos bastidores do cinema de grande sucesso nos últimos anos - também, mas não apenas, na concorrente Marvel, onde o próprio Gunn comandou a trilogia Guardiões da Galáxia. E com seu filme DCU, Superman, ele parece estar no caminho certo.
Não há início de filmagem sem um roteiro finalizado
Uma promessa que Gunn fez em torno do anúncio do plano mestre e que renovou desde então é: Nenhum filme DCU começará a ser filmado até que haja um roteiro finalizado com o qual todos os envolvidos estejam satisfeitos. E, claro, isso inclui Superman, que o próprio Gunn escreveu e dirigiu.
O filme mais aguardado da DC acaba de ser filmado: Para James Gunn, novo Superman é “sobre um bom homem em um mundo que não é tão bom”Na verdade, isso parece um dado adquirido, mas causou problemas com alguns sucessos de bilheteria nos últimos anos – simplesmente nem sempre funciona tão bem quanto o primeiro longa do Universo Cinematográfico Marvel, Homem de Ferro. Como se sabe, também entrou em produção sem roteiro finalizado. Porém, devido às improvisações de Robert Downey Jr. e do diretor Jon Favreau, ainda se tornou um dos melhores filmes de super-heróis.
Mas quando - como aparentemente é o caso de alguns sucessos de bilheteria - o último terço de um filme ainda não está escrito no momento que as filmagens começam, isso geralmente desencadeia uma reação em sequência que leva a mais dois problemas que Gunn deseja evitar.
Nenhuma refilmagem que vire o filme inteiro de cabeça para baixo
Em uma postagem recente na plataforma de mídia social Threads, Gunn explicou que seus dois últimos filmes combinados levaram apenas um dia para refilmagens. Também não estão planejadas refilmagens longas para Superman. Essas tomadas subsequentes fazem parte de quase todos os longas. Na maioria das vezes, apenas alguns trechos adicionais são filmados aqui e ali, cuja ausência só é perceptível na edição. Mas regravações muito longas não são mais incomuns.
Há rumores de que já tiveram várias refilmagens do blockbuster do MCU, Capitão América: Admirável Mundo Novo. De acordo com o The Hollywood Reporter, houve apenas uma refilmagem de Capitão América 4, mas durou impressionantes 22 dias e incluiu novas cenas de ação e um novo vilão, Seth Voelker, também conhecido como Sidewinder, na forma de Giancarlo Esposito.
Capitão América 4: Estúdio divulga teaser com direito a reconstrução dos Vingadores e conexão com filme esquecido da MarvelE para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e As Marvels, segundo o Hollywood Reporter, as refilmagens foram ainda mais longas e, portanto, mais caras. Essas são duas abordagens muito diferentes, para dizer de forma neutra. No entanto, extensas regravações fazem com que os custos de produção subam rapidamente – um problema que não afeta apenas a Marvel, mas também outros, como o filme de ficção científica The Electric State, somando incríveis 320 milhões de dólares.
Nenhum artista VFX sobrecarregado
Scripts inacabados geralmente resultam em mais do que apenas refilmagens extensas. No final das contas, as mudanças tardias resultantes devem ser suportadas principalmente pelos artistas VFX responsáveis por todos os tipos de efeitos de computador, que durante muito tempo foram um dos poucos setores de Hollywood não organizados em sindicatos.
Recentemente, no entanto, houve algum movimento inicial em Hollywood nesse sentido – após o trabalho particularmente estressante de efeitos visuais em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que foi duramente criticado pelos fãs e pela imprensa especializada. Conforme relata a Variety, passaram-se apenas quatro meses e meio entre a conclusão das filmagens e o lançamento de Homem-Formiga 3 nos cinemas.
"Decepcionante": A Disney está ciente de que a Marvel está com um grave problemaMas isso também deve ser diferente com Superman, como prometeu Gunn: “Se você fizer alguma pesquisa, perceberá que meus filmes sempre seguiram um caminho diferente e sempre dei à minha equipe de artistas de efeitos visuais tempo para fazer seu trabalho e o respeito que merecem”, escreveu o diretor no Threads. “E é por isso que a qualidade dos efeitos visuais nesses filmes é consistentemente excelente.”
Gunn foi mais longe em outro post: “É por isso que terminamos de filmar Superman um ano antes de estrear. E é por isso que [os artistas de efeitos visuais] começaram a trabalhar com muitos meses de antecedência. […] Não posso dizer o suficiente sobre os artistas de efeitos visuais que nos ajudam a criar essa magia.”
Superman não está programado para chegar aos cinemas antes de julho de 2025, mas já foi totalmente filmado há alguns meses tempo. Portanto, agora deve haver tempo suficiente na pós-produção sem que alguém precise trabalhar repentinamente nos efeitos de computador em exaustivas horas extras e turnos noturnos.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!