Já se passaram 10 anos desde que Robin Williams morreu prematuramente aos 63 anos - e fãs ao redor do mundo ainda estão de luto pelo vencedor do Oscar, que se destacou por suas atuações inesquecíveis em filmes como Bom dia, Vietnã, Sociedade dos Poetas Mortos, Jumanji e Gênio Indomável, sempre tocando os corações do público.
Williams não era apenas um comediante e ator incrivelmente popular. Vários colegas também o descreveram como uma personalidade extremamente calorosa e compassiva, que sempre teve olhos e ouvidos abertos às necessidades das pessoas ao seu redor. Sua parceira de tela de Uma Babá Quase Perfeita, Sally Field, ter tido um dia de folga para poder lamentar seu falecido pai em paz, é apenas um dos muitos exemplos disso.
Robin Williams mudou as filmagens de Uma Babá Quase Perfeita para apoiar Sally Field após a morte do pai da atriz: "Ele era muito sensível"Mas a disposição de Robin em ajudar não se limitou apenas às pessoas do seu ambiente imediato. Para cada um de seus projetos, a estrela de Patch Adams – O Amor é Contagioso garantiu contratualmente que pelo menos dez moradores de rua conseguiriam um emprego no set de filmagem – por exemplo, como figurantes. Brian Lord revelou esse comovente fato em uma postagem de blog que posteriormente foi amplamente compartilhada - inclusive pela diretora Penny Marshall, que dirigiu o drama Tempo de Despertar com Williams.
Lord trabalha na indústria do entretenimento e é um grande fã de Williams. Quando quis contratar seu ídolo para um evento, ele recebeu um chamado – uma lista de condições que o ator de O Homem Bicentenário estabeleceu para todos os seus clientes em potencial. Uma cláusula em particular garantiu que Brian passasse a gostar ainda mais da estrela do que antes.
“Eu não conseguia mais assistir a um filme dele sem pensar nisso”
“Anos atrás, aprendi uma coisa muito legal sobre Robin Williams e não consegui assistir a um filme dele sem pensar nisso”, escreve Lord (via Joe.co.uk). “Nunca reservei [ele] para um evento, mas cheguei tão perto dele que a gestão dele me enviou seu contrato. Depois que consegui, fiquei muito surpreso com o que encontrei lá dentro. Na verdade, ele tinha a condição de que, para cada evento ou filme que fizesse, a empresa que o contratasse também teria que contratar um certo número de moradores de rua e dar-lhes trabalho. Nunca mais olhei para ele ou para seus filmes da mesma maneira.”
Lord continua: “Tenho certeza de que ele também apoiava pessoas necessitadas em seu tempo livre e com seu próprio dinheiro, mas também decidiu usar sua influência como artista [...] para que produtoras e organizadores de eventos também aprendessem a importância de dar uma chance às pessoas [...].”
“Eu me pergunto quantas produtoras continuaram essa prática em seus próximos projetos, e quantas pessoas ganharam a chance de um emprego e o orgulho de uma renda, mesmo que apenas temporária, através de suas ações. Ele foi ótimo em multiplicar seu impacto. Esperemos que esse efeito continue sem ele. Obrigado, Robin Williams – não apenas pelas risadas, mas também pelo exemplo legal.”
Nem Gênio Indomável, nem O Homem Bicentenário: Maior bilheteria de Robin Williams é uma das maiores fantasias do cinema lançada após a morte do atorA propósito, Robin Williams também apoiou Steven Spielberg para que ele pudesse passar pelo que provavelmente foi sua filmagem mais difícil.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!