Certamente, filmes como Sociedade dos Poetas Mortos, O Show de Truman ou O Ano que Vivemos em Perigo fizeram parte da sua vida, embora você, provavelmente, não se lembre do nome do diretor deles.
Peter Weir foi quem dirigiu alguns dos títulos mais importantes da história do cinema, mas seu nome não é tão falado por aí. O diretor australiano desapareceu há 14 anos, após dirigir Caminho da Liberdade — estrelado por Jim Sturgess, Ed Harris e Saoirse Ronan —, mas rumores indicam que Russell Crowe e Johnny Depp são os culpados por sua aposentadoria precoce. O que aconteceu entre eles?
Os filmes do diretor receberam mais de 29 indicações ao Oscar ao longo de 25 anos, ganhando um total de seis estatuetas de ouro. O cineasta ganhou o prêmio de Melhor Diretor quatro vezes, Melhor Roteiro Original uma vez e, como se não bastasse, o Prêmio Honorário pelo Conjunto da Obra em 2023.
É difícil acreditar que uma carreira tão bem-sucedida pudesse desaparecer da noite para o dia, mas foi o que aconteceu. O último filme de Weir foi lançado há 14 anos e, apesar de todos esperarem por uma sequência, parece que isso nunca vai acontecer. O ator Ethan Hawke trabalhou com ele em Sociedade dos Poetas Mortos e não hesitou em falar sobre o cineasta em uma entrevista ao IndieWire.
"Ele perdeu o interesse pelo cinema. Ele ainda gostava quando os atores não o faziam se sentir mal. Russell Crowe e Johnny Depp o destruíram. Ele é uma verdadeira raridade, um artista no cinema popular. Ele faz filmes populares que são artísticos."
Hawke acredita que o diretor foi forçado a trabalhar com esses atores e que eles acabaram colocando um fim em sua vontade de continuar na indústria cinematográfica. "Para conseguir o orçamento para O Show de Truman ou Mestre dos Mares, você precisa de Jim Carrey ou Russell Crowe. Acho que ele preferia Harrison Ford ou Gérard Depardieu. Eles facilitaram as coisas para os diretores e não se levaram tão a sério", continua.
Diretor de Antes do Amanhecer estava esperando Ethan Hawke ficar feio: Agora, 12 anos mais tarde, o ator está perfeito para este papelInclusive, Peter Weir acabou deixando as filmagens da adaptação cinematográfica do romance Shantaram devido a uma disputa criativa com Johnny Depp, segundo fontes do The Guardian. No entanto, o diretor negou as palavras de Hawke, dizendo que alguém deve ter tirado o que ele realmente queria dizer do contexto, pois alega que se aposentou "porque simplesmente não tenho mais energia".
"Diretores são como vulcões: eles estão ativos, dormentes ou extintos. Cheguei à terceira fase. Há uma nova geração gritando 'Ação!' e 'Corta!' E desejo-lhes boa sorte", disse ele ao Sydney Morning Herald em 2022.
Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!