Minha conta
    9 filmes que levaram seus estúdios e criadores à falência
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Ficção científica, animação de família e muitos projetos que, apesar de terem um elenco atrativo, não conseguiram encher os cofres de seus estúdios e acabaram levando-os à falência ou deixando-os muito endividados.

    Fazer um filme exige muito esforço, criatividade e talento, além de uma grande soma de dinheiro capaz de levar o que está em um roteiro para a telona. Felizmente para filmes como Deadpool & Wolverine, Duna e Avatar: O Caminho da Água, os milhões gastos na produção retornaram aos cofres de seus estúdios e produtores em abundância, mas há outros casos que não tiveram a mesma sorte.

    Não se tratam de filmes que, após um grande investimento, ficaram incompletos e nunca foram lançados, deixando os estúdios com uma grande dívida, mas sim de outros que chegaram às salas de cinema, mas levaram seus criadores e estúdios a um destino igualmente fatal.

    Apesar de terem boas ideias e elencos recheados de grandes nomes, como Brendan Fraser, Emma Stone, John Travolta, Nicole Kidman, Daniel Craig, Drew Barrymore e muitos outros, estes são os nove filmes que não conseguiram recuperar o investimento milionário e fizeram com que seus estúdios entrassem em colapso.

    A Reconquista

    IMDb / SensaCine

    Estrelado por John Travolta, A Reconquista foi um filme de ficção científica no qual o ator de Pulp Fiction investiu 5 milhões de dólares no orçamento total de 37 milhões da produção. O filme ganhou vários prêmios Razzie (Framboesa de Ouro), inclusive o de pior filme, e o estúdio Franchise Pictures acabou sendo acusado no tribunal de fraudar os investidores do filme até a falência.

    Perigo em Bangkok

    Filmaffinity / SensaCine

    Embora este filme com Nicolas Cage tenha conseguido alcançar o primeiro lugar nas bilheterias dos Estados Unidos, ele logo caiu nas paradas. No final, Perigo em Bangkok arrecadou 42 milhões de dólares em todo o mundo, o que nem sequer recuperou seu orçamento de 45 milhões. Como resultado, a coprodutora do filme, Virtual Studios, teve que fechar.

    Marte Precisa de Mães

    IMDb / SensaCine

    Este filme de animação com captura de movimentos foi extremamente ambicioso e teve um orçamento enorme de 150 milhões de dólares. No entanto, Marte Precisa de Mães não conseguiu recuperar nem 1/3 do que foi investido, levando a Disney, coprodutora do filme, ao maior prejuízo já enfrentado. Também afundou a produtora digital ImageMovers, de Robert Zemeckis, que teve de fechar as portas após ter lançado apenas dois filmes.

    A Bússola de Ouro

    Letterboxd / SensaCine

    Apostando no início de uma franquia tão popular quanto Harry Potter, a New Line Cinema adquiriu os direitos de A Bússola de Ouro, que seria a primeira adaptação da trilogia His Dark Materials, de Philip Pullman. O filme custou 180 milhões de dólares e arrecadou 372 milhões, o que parece muito bom, mas a New Line Cinema havia desistido dos direitos internacionais para financiá-lo, de modo que ficou com apenas 70 milhões e foi arruinada financeiramente. A empresa teve que se fundir com a Warner Bros. Pictures para sobreviver.

    O Roqueiro

    IMDb / SensaCine

    O Roqueiro estreou com um orçamento relativamente baixo de 15 milhões de dólares, mas mesmo sendo estrelado por Rainn Wilson, de The Office, arrecadou apenas 8 milhões. Talvez por ser tão semelhante à comédia Escola de Rock, lançada apenas cinco anos antes, o filme foi um grande fracasso para a Fox Atomic, produtora fundada pela 20th Century Fox e Fox Searchlight Pictures. A perda contribuiu em grande parte para a Fox fechar a gravadora após apenas três anos de existência.

    Looney Tunes: De Volta à Ação

    IMDb / SensaCine

    Com o precedente de que Space Jam: O Jogo do Século foi um grande sucesso, trazendo a combinação entre personagens de animação e atores reais, o filme Looney Tunes: De Volta à Ação chegou aos cinemas em 2003, mas não teve o mesmo desempenho. Estrelado por Brendan Fraser e Jenna Elfman, a comédia infantil teve um orçamento de 80 milhões de dólares e arrecadou apenas 68,5 milhões de bilheteria. Foi o último filme feito pela Warner Bros. Feature Animation.

    Titan A.E.

    Observer / SensaCine

    Titan A.E. é um filme animado de ficção científica lançado em 2000. Com as vozes de Drew Barrymore e Matt Damon, foi o último filme produzido pela condenada Fox Animations, responsável por Anastasia. Ele arrecadou apenas 37 milhões de dólares de bilheteria com seu orçamento estimado em mais de 75 milhões. A 20th Century Fox decidiu assumir os prejuízos e, com isso, a Fox Animation deixou de existir.

    A Ilha da Garganta Cortada

    IMDb / SensaCine

    Este drama de aventura pirata de 1995, estrelado por Geena Davis, foi destruído pela crítica. A Ilha da Garganta Cortada foi um desastre com a desistência de Michael Douglas como ator principal, Geena tentando e não conseguindo rescindir seu contrato, e um dos produtores também desistindo. O filme teve um enorme orçamento de 98 milhões de dólares, mas arrecadou apenas 10 milhões de bilheteria. A produtora Carolco Pictures pediu falência naquele ano e acabou vendendo seus ativos para a 20th Century Fox.

    Final Fantasy

    IMDb / SensaCine

    O filme Final Fantasy, de 2001, é uma adaptação do popular jogo de videogame. Uma equipe de 200 pessoas trabalhou duro durante quatro anos para criá-lo, e arrecadou respeitáveis ​​​​85,1 milhões de dólares nas bilheterias. Mas, infelizmente, não foi suficiente para atingir o ponto de equilíbrio, já que o orçamento subiu para impressionantes 137 milhões devido à animação fotorrealista. A produtora Square Pictures não conseguiu recuperar o prejuízo e teve que fechar as portas naquele mesmo ano.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top