John Wayne e Harrison Ford estavam entre as maiores estrelas de Hollywood de sua geração, mesmo que estivessem em áreas completamente diferentes: enquanto Ford alcançou fama mundial através de franquias de grande sucesso como Star Wars e Indiana Jones, Wayne entrou para os faroestes - Ícone na história do cinema.
A maioria das pessoas provavelmente não associaria os dois atores entre si, especialmente porque Wayne teve o auge de sua carreira nas décadas de 40, 50 e 60, enquanto Ford teve grande sucesso comercial, especialmente nos anos 80 e 90. Mas no final de 1970, Harrison Ford assumiu um papel que na verdade era destinado a John Wayne.
O outro ator que quase fez Indiana Jones e era o favorito de George Lucas: Foi assim que Harrison Ford acabou dando vida a um dos heróis mais míticos do cinemaNa comédia de faroeste O Rabino e o Pistoleiro, a lenda da comédia, Gene Wilder (O Jovem Frankenstein) e Wayne deveriam desempenhar os dois papéis principais. O filme é sobre Avram Belinski (Wilder), que viaja da Filadélfia a São Francisco no final do século 19 para construir uma sinagoga. Mas depois de ser emboscado e roubado por bandidos no caminho, ele fica de mãos vazias – e se junta ao fora-da-lei, Tommy Lillard.
Wayne já tinha rejeitado o clássico de Wilder, Banzé no Oeste, porque isso exigiria que ele se desviasse muito de sua imagem bastante séria e sombria na tela. E o diretor Robert Aldrich (O Que Terá Acontecido a Baby Jane?) também tentou em vão se reunir com o ator de Rastros de Ódio quando ele estava reunindo o elenco de O Rabino e o Pistoleiro, que na época já estava em desenvolvimento há sete anos. Ele finalmente encontrou um substituto no muito mais jovem Harrison Ford, que acabara de comemorar sua descoberta internacional como Han Solo.
O Esquadrão Suicida: Você sabia que um clássico de ação lançado em 1967 inspirou o novo filme da DC?Em sua autobiografia "Kiss Me Like A Stranger: My Search For Love And Art", Wilder admitiu que ele próprio não acreditava realmente que seria capaz de conquistar Wayne como parceiro de tela em The Frisco Kid, no original: “Você está brincando? Como conseguiríamos John Wayne?”, escreveu a estrela de A Fantástica Fábrica de Chocolate.
“Então perdemos John Wayne e a busca por uma co-estrela começou”, continuou ele. “Pediram-me para ver o trabalho de um jovem aspirante a ator chamado Harrison Ford. Como todos gostávamos dele, ele foi contratado.”
"Quando Robert Aldrich olhou para Harrison Ford, ele viu John Wayne"
Embora já fosse um nome conhecido na época das filmagens, Ford nunca conseguiu escapar totalmente da sombra do ator que estava substituindo: "Acho que toda vez que Aldrich olhava para [ele], ele via John Wayne", disse o produtor Mace Neufeld em entrevista ao LA Times. “Harrison estava ciente disso, mas sempre foi divertido estar por perto porque era muito engraçado.”
O fato de Harrison Ford ter acabado interpretando o papel de Tommy Lillard em vez de Wayne também provou ser uma coincidência em outro aspecto: Wayne ficou gravemente doente durante as filmagens de O Rabino e o Pistoleiro antes de finalmente sucumbir ao câncer em junho de 1979, apenas um mês antes do lançamento do filme.
As críticas ao penúltimo esforço de direção de Robert Aldrich foram, na melhor das hipóteses, mistas, e ele mal recuperou seu orçamento de bilheteria. Apesar do envolvimento proeminente de Harrison Ford, o filme foi amplamente esquecido 45 anos depois.
Mais tarde, Ford também rejeitou vários projetos, às vezes de alto perfil, incluindo um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!