Minha conta
    Gary Oldman lamenta ter recusado esta obra-prima de Tim Burton: "Eu li o roteiro e pensei: ‘Isso é ridículo’"
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Gary Oldman possui uma extensa filmografia de sucesso, mas existe um título que ele realmente gostaria de estar creditado.

    Há muitos anos, Tim Burton era apenas um novato na indústria, tentando registrar sua assinatura peculiar como diretor. Após o sucesso de Beetlejuice em 1988, ele se arriscou mais uma vez com uma história singular que, anos depois, se tornaria uma grande referência na cultura pop: Edward Mãos de Tesoura.

    Antes de Johnny Depp conseguir o papel icônico do protagonista Edward, muitos atores foram considerados para interpretar o personagem. O primeiro foi Tom Cruise, que acabou sendo descartado após fazer muitas perguntas consideradas irrelevantes. A busca pelo protagonista continuou com Jim Carrey, John Cusack, Robert Downey Jr., William Hurt e até Michael Jackson.

    "O que aconteceu com essa pessoa 35 anos depois?" Tim Burton revela o motivo da demora na continuação de seu clássico filme de terror

    Tom Hanks e Gary Oldman também estavam entre os candidatos, mas ambos recusaram a oferta: o primeiro para atuar no filme A Fogueira das Vaidades e o segundo porque achou a história absurda! Em uma entrevista com Larry King em 2016, Gary Oldman detalhou sua carreira e os pequenos arrependimentos ao longo do caminho. Uma das perguntas feitas foi sobre os papéis que o ator havia recusado.

    The Walt Disney Studios

    "Recusei várias coisas. Não posso dizer que 'me arrependo,' mas não podia mencioná-las", respondeu. "Posso contar uma história: eles estavam interessados em mim, muitos anos atrás, para Edward Mãos de Tesoura. E eu li o roteiro e pensei: 'Isso é ridículo. Um castelo no fim dessa estrada, depois uma representante da Avon chega para vender maquiagem e esse garoto tem mãos de tesoura. Isso é loucura! Não entendo nada disso.' E acabei não fazendo. Acho que nem cheguei a encontrá-los. Apenas disse [aos meus agentes que] 'isso não é para mim, não entendo. Johnny Depp e Tim Burton também eram relativamente desconhecidos naquela época, e aquilo também era meio desconhecido."

    Como bem sabemos, foi Johnny Depp quem acabou conseguindo o papel do jovem apaixonado, criado por um cientista (Vincent Price) que morreu antes de concluir sua obra. Assim, Edward, seu nome, ficou com tesouras no lugar das mãos. Ele viverá sozinho até que Peg (Dianne Wiest) o descubra e o acolha em sua casa nos subúrbios, onde se apaixona por sua filha (Winona Ryder) e enfrenta o ostracismo da comunidade.

    Gary Oldman finalmente percebeu o que havia perdido? A resposta é sim!

    Columbia Pictures

    "Eu fui assistir ao filme, e a câmera faz um panorama sobre essas casas multicoloridas nesse tipo de bairro suburbano, depois você vê essa espécie de castelo do Drácula na colina… Depois de dois minutos [de filme], eu pensei: 'Sim, entendi.' Eu entendi. Entendi tarde demais." Completou o ator em entrevista.

    É interessante imaginar um universo alternativo em que Gary Oldman tenha atuado no filme e se tornado a musa de Tim Burton. Mas a carreira do ator certamente não sofreu com esse pequeno arrependimento, já que ele, desde então, interpretou personagens tão icônicos quanto Edward, incluindo Drácula de Bram Stoker no filme de Francis Ford Coppola em 1992 o lado de Winona Ryder, o adorado Sirius Black da saga Harry Potter e o Jim Gordon da trilogia O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan.

    Tim Burton já está com sua agenda marcada para dar continuidade a um grande sucesso de sua carreira, em Os Fantasmas Ainda se Divertem, com o retorno do elenco original e convidados especiais. Não seria tão difícil imaginar um novo projeto de Edward Mãos de Tesoura e, desta vez, com Oldman envolvido no elenco.

    Conteúdo Global AdoroCinema

    Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice
    Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice
    Data de lançamento 5 de setembro de 2024 | 1h 44min
    Criador(es): Tim Burton
    Com Michael Keaton, Eduardo Sterblitch, Winona Ryder, Jenna Ortega
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Max

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top