Jackie Chan surpreendeu a todos ao anunciar a morte de Corey Yuen, um lendário ator, diretor e coreógrafo chinês de artes marciais que treinou com o mesmo mestre de Chan. O choque é ainda maior porque também foi revelado que Yuen morreu há dois anos, por complicações da Covid-19, mas que sua família não quis tornar o fato público até agora.
Multifacetado
A carreira de ator de Yuen começou em 1972, quando ele tinha 21 anos de idade, e foi muito ativa durante os anos restantes daquela década, e também na década seguinte graças a filmes como Dragon Lord, dirigido e protagonizado por Jackie Chan em 1982. Depois disso, suas aparições em frente às câmeras tornaram-se cada vez menos frequentes.
Isso se deveu ao fato de que, mais tarde, Yuen se concentrou mais em seu trabalho como coreógrafo de cenas de ação e também como diretor. No primeiro caso, ele participou de filmes como Rogue - O Assassino, Beijo do Dragão, A Batalha dos 3 Reinos e O Homem com Punhos de Ferro.
Como diretor, ele é especialmente lembrado por ter assinado Carga Explosiva ao lado de Louis Leterrier, a primeira parte da saga de ação estrelada por Jason Statham. Além disso, também tem títulos como Retroceder Nunca, Render-se Jamais, um dos primeiros trabalhos de Jean-Claude Van Damme, A Lenda do Dragão Vermelho e DOA - Vivo ou Morto, seu último trabalho atrás das câmeras.
Chan se despediu de seu amigo Yuen, comentando que “é com profunda tristeza que nos despedimos de Corey Yuen, cujo legado no cinema de ação é incomparável. Vamos honrar sua memória juntos”. Descanse em paz.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!