Quem é apaixonado por ficção científica, provavelmente conhece (ou certamente deveria conhecer) Ex_Machina: Instinto Artificial. O aclamado longa de Alex Garland se tornou um sucesso do gênero, focando no complexo trio de protagonistas formado por Alicia Vikander, Domnhall Gleeson e Oscar Isaac. Mas já imaginou que outro ator podia ter feito parte dessa história? Digamos, por exemplo, Jake Gyllenhaal?
10 anos antes de Guerra Civil, diretor lançou uma obra-prima de ficção científica que você pode assistir na NetflixAparentemente, as companhias interessadas em produzir o roteiro de Ex_Machina queriam o ator de O Segredo de Brokeback Mountain como a estrela do longa, pois ele seria capaz de atrair mercados internacionais. Porém, a ideia não deu certo: "Isso teria mudado completamente o filme. Eu lembro de negociar com o advogado de Jake Gyllehnaal sobre suas exigências. Nunca ia funcionar", falou o produtor Andrew Macdonald, parceiro de longa data de Alex Garland.
Depois disso, Oscar Isaac foi escalado para viver o excêntrico bilionário que constrói Ava. Inclusive, a performance dele em Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum foi responsável por fechar esse contrato. Quando Garland fez parceria com a Universal, a empresa já tinha interesse em Oscar por conta do filme dos irmãos Coen, que eles apostavam que seria indicado ao Oscar (e deveria ter sido mesmo). Isso e a presença de Vikander em outra produção de sucesso ajudou a tornar Ex_Machina uma realidade.
Infelizmente, nenhuma das incríveis performances de Ex_Machina foram indicadas ao Oscar, mas o longa abocanhou uma surpreendente vitória na categoria de efeitos especiais. Com um orçamento de 15 milhões de dólares, o filme arrecadou mais que o dobro: quase 37 milhões mundialmente.
No momento, Ex_Machina: Instinto Artificial está disponível na Netflix.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!